Acusado de matar jovem após discussão em bar do Marcos Roberto é absolvido por legítima defesa

Jurados consideraram que o réu atingiu a vítima para se defender; crime ocorreu em julho de 2022

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Matheus foi morto a facadas – (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

O rapaz de 21 anos, acusado de matar a facadas Matheus Theodoro Alves da Silva, de 24, em julho do ano passado, foi absolvido do crime durante julgamento do Tribunal do Júri na manhã desta sexta-feira (28). Os jurados consideraram que ele agiu em legítima defesa. Ele já respondia ao processo em liberdade.

Durante o julgamento, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu pela desclassificação do homicídio para lesão corporal seguida de morte. Já a defesa, sustentou teses de absolvição, alegando legítima defesa e desclassificação para outro delito não doloso contra a vida, ao invés de homicídio.

O Conselho de Sentença, formado pelos jurados sorteados, acatou a desclassificação e o juiz Carlos Alberto Garcette considerou que “a vítima iniciou as agressões contra o acusado, que pegou uma arma branca que se encontrava em seu carro e acabou por golpeá-lo”.

As imagens de câmeras de segurança coletadas à época também serviram para provar que “foi a vítima quem se aproximou do veículo do acusado, acertando-lhe, primeiramente, pela janela do passageiro”. O juiz ainda considerou que o réu não perseguiu Matheus após as agressões. Por isso, o rapaz foi absolvido da acusação inicial de homicídio simples.

Morto com 7 facadas

Matheus foi morto com pelo menos sete facadas no dia 17 de julho de 2022, na Rua dos Pirineus, no Bairro Vila Marcos Roberto, em Campo Grande. Ele foi atingido com facadas no braço, clavículas e costas.

Segundo uma familiar de Matheus, que compareceu à delegacia após o crime, o jovem era usuário de drogas, tinha fama de ‘valentão’ no bairro e teria dito a ela que “tinha escolhido essa vida”.

Ainda segundo a familiar, Matheus fazia tratamento em uma clínica de reabilitação, mas acabou fugindo cerca de um ano antes do crime ocorrer. Em seguida, ele teria dito à família que “tinha escolhido essa vida e que isso era o que queria para ele”.

Conforme a denúncia do MPMS, os dois já se conheciam e, no dia do crime, o acusado estava indo comprar drogas quando encontrou Matheus. Minutos antes do crime, eles estariam em um bar ingerindo bebida alcoólica e teriam discutido. Matheus teria pegado um pedaço de madeira para se defender.

O acusado já estava em seu veículo, parado na rua, quando a vítima se aproximou e os dois começaram uma discussão. Entretanto, o autor pegou uma faca e desferiu golpes na vítima, fugindo do local sem prestar socorro.  

Conteúdos relacionados