As duas torcidas organizadas de e em divulgaram notas oficiais após a confusão na última terça-feira (2), depois da partida pela Libertadores, que terminou com dois torcedores do Flamengo baleados. O responsável pelos disparos deve responder por tentativa de homicídio.

Em nota, a Torcida Raça Rubro Negra 40ª Região manifestou repúdio pelo ocorrido após o jogo entre Corinthians e Flamengo. A diretoria alega que em nenhum momento os torcedores foram até a sede do Pavilhão 9 (torcida organizada corintiana) para ‘buscarem' confusão, “como erroneamente noticiado em alguns veículos de mídia”, pontua.

Além disso, é afirmado que torcedores saíram da P9 em direção à sede da torcida rubro negra, “com mais ou menos 50 homens, o que se comprova com vídeos que temos à nossa disposição”, diz a nota. “Nossa torcida não compactua e nem é conivente com nenhum tipo de violência, seja ela de qual natureza for”, diz ainda o texto.

Já a torcida do Corinthians encaminhou nota ao Midiamax, em que lamenta o ocorrido em que torcedores dos dois times acabaram feridos. É relatado que a organizada apura os fatos e que, de acordo com o regimento interno, serão tomadas as medidas necessárias.

“Até o momento não tivemos provas de que nossos associados foram os ‘responsáveis' pelo incidente. Uma vez que imagens mostram iniciativa de violência de ambos os lados”, diz a nota. “Nossa torcida preza pelo bom relacionamento entre as organizadas e repudia qualquer ato de violência. O futebol é patrimônio do povo e sendo assim, respeitamos o direito de outras pessoas escolherem qual camisa vestir”, finaliza.

O caso é investigado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande. Conforme o delegado Antônio Souza Ribas Junior, o fato foi inicialmente registrado como lesão corporal, mas passa a ser tratado como homicídio simples na forma tentada. Ainda não há informação sobre a autoria do crime.

Conflito após Corinthians x Flamengo

O vídeo enviado ao Midiamax mostra o momento em que torcidas de Flamengo e Corinthians entram em confronto em Campo Grande. A briga aconteceu na alça de acesso da Avenida Salgado Filho à Avenida Ernesto Geisel, na região da Vila Carvalho, nas proximidades das duas sedes das torcidas.

As imagens mostram um grupo de corintianos na parte mais alta da via e os flamenguistas abaixo. Os dois grupos se agridem jogando objetos uns nos outros. Dois torcedores do Flamengo foram feridos com disparos de de fogo, sendo um, que ficou em estado mais grave, atingido no abdômen.