Presos nesta sexta-feira (8) em operação da Corregedoria da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) em , cabo e sargento estariam ignorando a entrada de drogas e celulares no Presídio de Segurança , Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho. Eles atuavam nas torres das muralhas do presídio.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, os dois policiais militares atuam no Batalhão de Guarda e Escolta e trabalhavam nas torres das muralhas do presídio. Sem acesso ao interior da unidade prisional, eles estariam facilitando o arremesso de drogas e celulares pela muralha, embora não tenha sido divulgado quantas vezes teriam cometido os crimes.

Nesta sexta-feira, o sargento foi preso quando saía do trabalho. Já o cabo acabou preso em por crime militar, já que não estava no local de trabalho, e responderá por abandonar o posto de serviço. Contra ele foi cumprido também um mandado de busca e apreensão.

Na ação da Corregedoria, foram apreendidos celulares e documentos. As investigações tiveram início há alguns meses, quando foi identificada a facilitação na entrada de drogas, celulares e outros objetos metálicos na Máxima.

O que diz a defesa do sargento

A defesa do militar disse ao Jornal Midiamax que vai provar a inocência do policial, que já está na corporação há 18 anos, e que possui uma reputação ilibada. “Pessoas com funções como a dele são expostas, e acabam sofrendo pelo menos duas vezes no ano investigações como esta”, disse o advogado Gustavo Futagami.

O sargento tinha como função a guarda dos muros do Presídio de Segurança Máxima. Ele foi encaminhado para o Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) e depois para o Presídio Militar.