Preso em operação do Gaeco contra o PCC era apontado como ‘cobrador’ de réus da Omertà
Ele era apontado como responsável pela cobrança de agiotagem
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alvo da Operação Bilhete realizada nesta segunda-feira (5), Lucas Silva Costa, de 30 anos, é réu no âmbito da Omertà. Ele foi preso preventivamente em uma garagem de carros na região das Moreninhas e atua como despachante, mas nas denúncias era apontado como responsável pelo serviço de cobrança de esquema de agiotagem.
Lucas teve a liberdade garantida em setembro de 2021 e chegou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele cumpria também medidas cautelares como não mudar de residência sem prévia comunicação ao juízo, não se ausentar por mais de 8 dias da comarca sem prévia autorização, comparecer a todos os atos do processo e proibição de contato com os acusados e testemunhas dos processos da Omertà.
Além disso, ele cumpria recolhimento domiciliar noturno entre 20h e 6h, de segunda a sexta e durante o dia todo aos sábados, domingos e feriados e a monitoração eletrônica por tornozeleira, por 180 dias.
Foi preso duas vezes na Omertà
Preso duas vezes na segunda fase da Omertà, Lucas alegou que fazia serviços de despachante com o pai em um escritório. Após a segunda prisão, ele ainda disse que a arma apreendida na casa em que alugava não era dele, mas acabou detido em flagrante e teve a prisão preventiva decretada.
Com a informação de que Lucas tinha em posse uma arma irregular, policiais do Batalhão de Choque foram até o escritório onde ele diz trabalhar como despachante. Ele foi levado até a casa que aluga, na Moreninha, e no local foram encontrados carros importados e um jet-ski, do qual ele assumiu a posse, bens tidos como incompatíveis com o ganho do trabalho do rapaz.
No quarto foi encontrado o revólver calibre 38, que Lucas disse pertencer a outro morador da residência. No entanto, a suspeita é de que a arma seja de Lucas, que foi preso em flagrante pela posse irregular. Também havia aproximadamente 10 veículos na garagem daquela residência, além do jet-ski, e Lucas assumiu propriedade de todos os bens.
Em casa, ainda haveria um Camaro e uma moto CB 1000. A princípio, a suspeita nas investigações é de que Lucas tenha assumido ‘negócios’ de outro integrante da organização preso na primeira fase da Omertà. Como ‘trabalho’ para a organização criminosa, o rapaz seria responsável por fazer cobranças de agiotagem, entre outros ‘serviços’.
Operação Bilhete
Um policial penal é alvo da Operação Bilhete, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) que cumpriu 2 mandados de prisão preventiva, 5 de busca e apreensão e 3 de medidas cautelares diversas à prisão.
Segundo o Gaeco, um policial penal alvo da operação estava lotado na Gameleira, mas foi transferido para outra unidade prisional em maio deste ano. Ele repassava informações e fornecia celulares, inclusive para operacionalização de homicídios de outros policiais penais.
Ainda de acordo com a investigação, as mensagens eram repassadas pelo policial penal tanto para integrantes da organização criminosa alvo da Operação Omertà como de integrantes da facção PCC (Primeiro Comando da Capital).
Em nota a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), disse que, “A Agepen, por meio de sua Corregedoria e Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (GISP), acompanha e dá suporte à operação do Gaeco”.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Balneário onde homem morreu ao cair de tobogã diz que foram feitos todos os procedimentos de socorro
Vítima bateu a cabeça no próprio equipamento e parou na água, sendo resgatado pelo salva-vidas
Única aposta fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena deste sábado
Números sorteados foram: 01- 06- 24- 47- 55 – 58
Partida de futebol de estudantes termina em pancadaria entre pais no Monte Castelo
Casal teria agredido uma mulher, mas os dois alegam é que a vítima que começou agressões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.