Polícia Civil realiza palestra alusiva ao mês de conscientização da saúde mental

O evento será presencial, na sede da unidade
| 12/01/2022
- 02:57
Reprodução
Reprodução

A , por intermédio da CEAPOC (Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil), realiza palestra alusiva ao “Janeiro Branco”, mês de conscientização da Saúde Mental. O evento será presencial, na sede da unidade.

Com o tema “Novos Caminhos: Saúde Emocional em Dia”, o encontro será realizado no próximo dia 19, às 14 horas. A palestra será ministrada pelo psicólogo Ricardo Takaki, que é mestre em educação e trabalha na linha da Geltalt-terapia.

Todos os servidores estão sendo convidados para participarem do encontro. O objetivo é trazer reflexões sobre o cuidado com a saúde emocional: Quais caminhos procuramos para esse cuidado? Quais as possibilidades desse cuidar? O que eu faço para ter saúde emocional?  Dentre outras reflexões.

Janeiro branco

O Janeiro Branco é uma  campanha ao estilo da Campanha e da Campanha Novembro Azul.

O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Gestalt-Terapia

A gestalt-terapia é uma abordagem terapêutica baseada na psicologia da gestalt, uma escola da psicologia que estuda fenômenos da percepção humana e tem como máxima a frase “o todo não é igual a soma de suas partes”.

O método não foca na doença e nos problemas do(a) paciente. Além disso, no atendimento, a pessoa é chamada de cliente, enfatizando que não se trata de um processo de doença e cura, mas sim de desenvolvimento.

Ele pode ser usado tanto na terapia individual quanto em grupo. Também pode ser utilizada no atendimento de casais, de orientação familiar e até mesmo no ambiente corporativo.

Nessa abordagem, trabalha-se o indivíduo como um todo, seguindo a filosofia da psicologia da gestalt de que o todo é mais do que a soma de suas partes.

Nesse sentido, as emoções, percepções e comportamentos do indivíduo se juntam para formar sua personalidade, única e com características diferentes de suas partes separadas.

Veja também

A jovem Kemylli Gabriele dos Santos, de 14 anos, que desapareceu no Bairro Nova Lima...

Últimas notícias