A PMA (Polícia Militar Ambiental) ministrou palestra sobre a repressão e prevenção aos crimes ambientais de para o 11º Regimento de Cavalaria do de .

De acordo com a polícia, o comandante da PMA de Dourados, tenente Anderson Ortiz, ministrou uma palestra, com momentos de discussões, sobre os crimes ambientais de fronteira. Participaram 45 militares do 11º Batalhão de Regimento de Cavalaria do Exército Brasileiro de Ponta Porã, como parte da do Estágio de Operações em Faixa de Fronteira do Exército Brasileiro.

Ainda segundo a PMA, na palestra foram repassadas as principais legislações ambientais, bem como os principais crimes ambientais que ocorrem na região de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul. Depois da palestra foram abertas discussões entre os militares sobre os crimes ambientais e a importância da aproximação das forças armadas com as instituições estaduais e também as federais para a prevenção e combate aos principais crimes ambientais na faixa fronteiriça, especialmente, o contrabando de agrotóxicos, utilizados nas lavouras brasileiras com diversos riscos ao ambiente e à saúde.