Pescador é autuado após exibir na internet pintado de 1,52 metro capturado ilegalmente
Infrator foi multado em R$ 2 mil pela pesca irregular do pintado
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um homem de 31 anos foi autuado e multado em R$ 2 mil por pescar um pintado de 1,52 metro de comprimento, tamanho excedido na máxima permitida para a espécie, após exibir a captura pelas redes sociais. O infrator havia congelado o peixe no freezer da residência, em Caarapó, a 274 quilômetros de Campo Grande.
Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), a equipe recebeu denúncias sobre a pesca predatória em grupos das redes sociais, onde o infrator afirma ter pego o peixe durante uma pescaria.
O pescado teria sido levado para um rancho pesqueiro, onde teriam sido realizadas as imagens e a medição e, posteriormente, congelado na residência. Ele informou que teria efetuado a pescaria e entregou o peixe, que estava em um freezer. Os policiais mediram o pescado que realmente estava acima da medida permitida pela norma e foi apreendido.
A espécie capturada tem determinação de tamanho máximo de captura pelas normas de Mato Grosso do Sul, que no caso é de 1,25 metro e o pescador afirmou desconhecer. O pescador disse saber apenas sobre a determinação legal sobre tamanho mínimo de captura, que é de 85 centímetros.
Pintado é ameaçado de extinção
Portaria publicada pelo Ministério do Meio Ambiente atualizou lista de animais em extinção no Brasil e incluiu o pintado, um dos principais peixes dos rios de Mato Grosso do Sul, na relação de espécies que terão pesca restrita. A atualização da lista resulta em proibição de pesca do pintado, mas a regra só entrará em vigor após 180 dias da publicação, que ocorreu em 7 de junho.
Na portaria publicada pelo Ministério, houve atualização da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. A última vez que o rol de espécies havia sido atualizado foi em 2014.
O pintado aparece com seu nome científico Pseudoplatystoma corruscans como o 448º animal da lista de bichos em extinção no Brasil. Essa é a primeira vez que o animal consta na lista nacional, com 1.249 espécies.
A classificação para o animal é de ‘vulnerável’. Na lista do ministério há outras três classificações: ‘em perigo’, ‘criticamente em perigo’, ‘provavelmente extinta’.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.