Nesta quinta-feira (4), foi deflagrada a Pontual, da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). Equipes policiais, em viaturas, se deslocam para uma determinada região de no dia e horário indicado pelo comandante da área como sendo o mais importante para a repressão de crimes.

Conforme o coronel Emerson Vicente de Almeida, comandante do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), a ação deve ocorrer durante todo o mês de agosto e acontecerá em todas as 7 regiões de Campo Grande. A operação faz parte da estratégia de ações para aumento do policiamento preventivo e ostensivo.

Os dias e horários são definidos a partir do que é repassado pelos comandantes das Unidades Operacionais de Campo Grande. Os pontos de ação foram direcionados de acordo com os registros de crimes e outros fatores que podem potencializar prática dos delitos.

O objetivo é a intensificação do policiamento e, consequentemente, diminuição dos crimes como porte ilegal de armas de fogo, roubos, furtos e também homicídios. A operação ainda pretende identificar uso ou tráfico de entorpecentes, circulação de pessoas foragidas da justiça, além de outros crimes.

A primeira ação da operação teve início às 17 horas, na região do Prosa, que compreende os bairros Novos Estados, Estrela Dalva, Mata do Jacinto, Margarida, Carandá Bosque, Autonomista, Santa Fé, Chácara Cachoeira, Veraneio, Noroeste, Chácara dos Poderes, dentre outros. Vivem nessa região mais de 82 mil habitantes.

Inicialmente são 10 viaturas que ficarão em vários pontos da região. O nome da operação foi escolhido pela maneira pontual e precisa que que a ação foi estruturada, sendo desenvolvida ao longo do mês de agosto com 7 abordagens, em dias e horários pré-programados.

A ação ainda conta com apoio do Batalhão de e Batalhão de Choque.