Policial militar lotado em foi condenado pela violação de sigilo funcional, uma vez que usou dados pessoais de uma vítima para puxar conversa no . A vítima telefonou para o 190, foi atendida pelo acusado e depois passou a receber mensagens dele.

Recentemente, o processo transitou em julgado e o militar passou a cumprir a pena de 6 meses de reclusão, em regime inicial aberto. Ele ainda tentou recorrer da sentença inicial, mas decisão da 3ª Criminal foi de indeferir o pedido de absolvição do policial.

Consta no processo que em dezembro de 2019 a vítima telefonou para o 190, após sofrer agressões de uma colega de trabalho. Polícia Militar foi ao local e o caso foi resolvido, sendo feito registro de boletim de ocorrência.

Dois dias depois, a vítima recebeu mensagem pelo WhatsApp. “Oie linda”, disse o policial, sem se identificar. O acusado chegou a usar um nome e começou a puxar assunto com a vítima. Ele contou como tinha conseguido o número dela e, em depoimento, a mulher disse que continuou a conversa para descobrir quem era.

Ela chegou a dizer que tinha namorado e depois conversou com a mãe, que a orientou a denunciar o assédio. O caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar e o policial identificado. Ele tinha utilizado os dados da vítima no Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) para copiar o número e enviar mensagem para a vítima.

Além da condenação, o militar também foi punido administrativamente, conforme consta na sentença.