Nos próximos dias 1.800 policiais de diversas forças, tanto do Brasil quanto do participam de megaoperação na região de fronteira. O foco principal é a cidade de Pedro Juan Caballero, conforme estratégias discutidas entre os dois países em que sediou um encontro nesta terça-feira (19).

A ação conjunta consiste na coordenação da Operação Ágata, do lado brasileiro e da Operação BASALTO , em território paraguaio e envolve órgãos brasileiros como o Ministério da Defesa, o e e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Já em relação ao envolvimento do paraguai, a ação também conta com o Ministério da Defesa, Forças Militares,  Estado-Maior Conjunto, Ministério do Interior e Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), além da Polícia Nacional e a Unidade Interinstitucional de Combate ao Contrabando.

De acordo com o ministro do Interior, Federico González, os trabalhos acontecem até o final do mês e serão acompanhados pelas forças policiais brasileiras e além de ter Pedro Juan Caballero, que recebeu ameaça de membros do crime organizado, envolvem ainda os departamentos de Concepción e Canindeyú.