Os dois homens apontados como membros de uma família de pistoleiros que atuavam na fronteira e que foram executados nessa quinta-feira (7) estavam próximo de um carro incendiado. Priscilo Villa Alta López, de 31 anos, e Nilson Villa Alta López, de 29 anos, foram encontrados em uma área rural de Zanja Pytã, cidade que fica nas proximidades de Ponta Porã.

As vítimas, segundo informações da Polícia Nacional, apresentavam sinais de violência. Nascidos em Capitán Bado, os dois tem histórico de passagens pela polícia e também eram irmãos de Carlos Villa Alta López, 24 anos e Ronaldo Villa Alta López, de 20. Os dois estão detidos nas prisões e San Pedro de Ycuamandyyú, respectivamente.

Os corpos estavam em uma área de plantações na fazenda Primavera, a 500 metros da linha internacional que divide o do Brasil e a 40 quilômetros de Pedro Juan Caballero. Perto do local também foi encontrado um veículo incendiado que possivelmente teria sido usado pelos irmãos.

Família de pistoleiros

Carlos Villa Alta López foi preso em junho em um ônibus de viagem tentando fugir para Pedro Juan Caballero. Ele é acusado pelo assassinato do suboficial da Polícia Nacional Luis Alcibiades Peralta Dávalos, de 36 anos, morto em frente ao departamento de Identificações do Capitán Bado, local onde trabalhava, na fronteira com , no Mato Grosso do Sul.

Segundo a Polícia Nacional, Ronaldo já tinha sido preso em preso em 26 de outubro de 2021 em Capitán Bado, ia assassinar um pastor evangélico em pleno culto, embora já tivesse mandado de prisão desde 30 de setembro do mesmo ano, quando também teria executado os políticos Felipe Godoy Amarilla, de 54 anos Bartolomé Morel Gauto, de 58, em um ataque em Nueva Germania, departamento de San Pedro.

Já Carlos Villa Alta López era apontado pelos agentes da Polícia Nacional como um dos mais perigosos pistoleiros  da fronteira, com tinha mandados de prisão pendentes pela tentativa de assassinato do chefe e vice-chefe da de Capitán Bado, ocorrida em 12 de abril deste ano e também pelo assassinato de Raúl Fabián Rodas Cabañas, de 38 anos,  29 de janeiro deste ano em Pedro Juan Caballero, além da morte de Luis Walberto Duarte Collar, de 31, em 21 de agosto de ano passado em Capitão Bado.