A PMA (Polícia Militar Ambiental) do Grupamento do Parque do surpreendeu pescador pescando com redes na área proibida do Parque e apreende barco, motor e 800 metros de redes de .

Equipe do Grupamento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), que trabalha na operação Pesca Legal, realiza preventiva no rio e Ivinhema, na área do Parque e no seu entorno e apreendeu barco, motor de popa e diversos petrechos ilegais de pesca.

De acordo com a polícia, no Rio Ivinhema, na área proibida à pesca do Parque, neste domingo (07), avistou um homem em um barco pescando com redes de pesca (petrechos proibidos). O infrator, ao perceber a presença da equipe, abandonou a embarcação e empreendeu fuga em meio à mata. Os Policiais adentraram à mata em perseguição ao pescador, porém, não houve êxito em sua prisão. Na embarcação, foram localizadas 11 redes de pesca. Os petrechos ilegais, medindo 800 metros, o barco e o motor, foram apreendidos.

A polícia chegou no momento em que o infrator iniciava a pecaria ilegal e a armar as redes de pesca, pois, se houvesse tempo, com essa quantidade de redes, o criminoso sozinho conseguiria dizimar cardumes locais. A equipe tentará identificar o criminoso por meio dos dados do motor de popa e da embarcação. Se identificado, o pescador responderá por crime ambiental de pesca predatória, com pena de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700,00 a R$ 100 mil. A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses petrechos com alto poder de captura.