Uma quadrilha que por meio do tráfico de drogas fazia a lavagem de dinheiro foi alvo de uma deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Minas Gerais, com cumprimento de mandados em Mato Grosso do Sul, na manhã desta terça-feira (9). Tanto a Capital como são alvos da operação.  

Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de busca e em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, e Distrito Federal. Policiais do Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros) e da Deleagro (Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) participam da operação que também tem participação da Polícia Civil de Minas Gerais. 

Foi identificado pelas investigações que a organização criminosa já teria movimentado aproximadamente R$ 1 bilhão, usando empresas fictícias e contas bancárias abertas para fazer a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e outros crimes.

Segundo apurado, o dinheiro circulava pelas contas de diversas pessoas físicas e jurídicas até finalmente chegar a terceiros supostamente vinculados ao esquema criminoso como se fosse lícito.

Segundo informações, já foi decretado o bloqueio de valores que chegaram a R$ 850 milhões, além de 5 mil semoventes, nove veículos e 15 imóveis. Em Mato Grosso do Sul, as buscas foram concentradas na área rural de e Miranda.