Nesta quarta-feira (10), mulher de 38 anos foi denunciada por exercício ilegal da medicina, após inspeção feita no estabelecimento comercial, no dos Estados. Ela estaria ministrando de procedimentos estéticos como preenchimento facial, inclusive praticando a atividade, sem o devido registro.

Conforme o boletim de ocorrência, auditora fiscal da Enfermeira fez inspeção no estabelecimento após receber denúncias da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular de Mato Grosso do Sul. A profissional estaria ministrando cursos de procedimentos de ato médico, tendo como público pessoas que não são formadas na área.

Além disso, ela estaria cooptando pacientes para aulas práticas. A mulher alegou que é fisioterapeuta e médica, mas não apresentou habilitação. Uma paciente estava na sala de espera, para procedimento de preenchimento facial com ácido hialurônico.

Consta no registro que apenas a mulher estava no local, onde foram encontrados os produtos injetáveis, agulhas, seringas, fios de sutura e outros medicamentos. Ela, pela formação, não poderia utilizar tais materiais, conforme relatado pelo fiscal responsável. Além disso, o registro profissional de fisioterapia não é de Mato Grosso do Sul.

Os procedimentos ali feitos não são de competência de fisioterapeuta, explicou ainda o responsável pela inspeção. A sala foi interditada e foi verificado que a suspeita chegou a fazer inclusive procedimentos durante uma em um shopping da cidade, entre os dias 6 e 9 de agosto.

A profissional não tem registro no Conselho Regional de Medicina e relatou que se formou no Paraguai, mas não foi apresentado documento que comprovasse a formação. O caso é investigado pela Polícia Civil e foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro.