A PMA (Polícia Militar Ambiental) realiza o monitoramento de cardumes do Rio Aquidauana, fluente que passa por vários municípios de Mato Grosso do Sul, devido ao aumento de peixes se preparando para o período da piracema. Neste domingo (14), os policiais do Grupamento do Distrito de Águas do , no município de Bonito, continuam fiscalizando pesqueiros, embarcações de pescadores e pessoas desenvolvendo no barranco do rio.

Segundo a polícia, existem pontos em que os cardumes são mais vulneráveis, como as cachoeiras e as corredeiras dos rios, principalmente enquanto a água ainda está muito baixa, onde são mais visíveis e facilmente capturados. Para essa proteção, a PMA iniciou em julho a Pesca Legal, que vai sendo reforçada para a vigilância dos cardumes, conforme eles vão se formando e ficando maiores.

Durante a , 11 embarcações de pesca amadora e 38 pescadores amadores, incluídos os que pescavam no barranco do rio e pesqueiros foram abordados, todos pescando de forma legal. Foram retiradas três redes de pesca, uma tarrafa e 31 anzóis de galho do rio Miranda. Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados e nem identificados.

“A PMA continuará com a fiscalização nos rios para evitar a pesca predatória, evitando que pescadores pratiquem pesca ilegalmente, pela presença das equipes e que armem os petrechos ilegais, ou pelo menos, fazendo a retirada desse material sem que tenham prejudicado os cardumes”, pontuou a PMA, em nota.