Com aplicativo de celular, sistema integrado de informações será usado por guardas municipais

Base de dados integra ocorrências de Campo Grande com outros órgãos de segurança pública do Brasil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Divulgação – GCM)

Foi assinado na manhã desta quinta-feira (12) o termo de cooperação técnica da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Campo Grande com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que fará da Capital a primeira do Brasil a integrar o Sinesp-CAD, ferramenta de integração no atendimento de forças de segurança do país. Ao todo 10 guardas foram capacitados para ensinar outros agentes de Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Ladário e Bonito.

Segundo o secretário de segurança e defesa social, Valério Azambuja, a ferramenta deve começar a ser usada a partir da próxima segunda-feira (9). “O sistema proporciona integração das bases de dados e rapidez nas operações diárias da GCM”, explica.

Na prática, a ferramenta permite que os guardas consultem o banco nacional de informações de trânsito e foragidos da Justiça, além de integrar o atendimento das forças de segurança a outros órgãos. A expectativa é que o tempo de resposta quando haja chamado pela população seja reduzido. O Sinesp-CAD pode ser acessado pelo celular dos agentes, em tempo real.

O sistema já é utilizado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em 22 estados e no Distrito Federal. Outras instituições de segurança pública em 11 estados também utilizam o Sinesp-CAD. O evento contou com a presença da prefeita Adriane Lopes, que afirmou que “o uso da tecnologia agiliza os serviços e otimiza o atendimento ao cidadão”, além de representantes da Polícia Militar do Acre e da Guarda Municipal de Pernambuco.

Conteúdos relacionados