Seis pescadores, três de Cascavel-PR e três de Platina-PR, foram presos neste sábado (6) após serem flagrados pela PMA (Polícia Militar Ambiental) com um total de 74 kg de pescado ilegal, no Rio Iguatemi. A foi feita no município de , distante 462 km da Capital, e os infratores armaram anzóis de galho em vários trechos do rio.

A equipe da PMA recebeu uma denúncia de que os pescadores estariam em um acampamento e utilizavam duas embarcações para trafegar pelo rio. Em uma delas, estavam três pintados, pesando 30 kg, que haviam retirado dos anzóis de galho, petrecho proibido para . Um dos exemplares do peixe estava com tamanho abaixo do mínimo permitido para captura.

O barco, o motor e mais 17 anzóis foram apreendidos. Os três pescadores, de 30, 49 e 51 anos, receberam voz de prisão pelo e foram multados em R$ 2,2 mil cada.

Já na segunda embarcação, estavam outros três infratores, de 60, 65 e 68 anos, com 44 kg de pintado. Dois exemplares do peixe também estavam abaixo do peso de captura. Os 30 anzóis, o barco, o motor e o pescado também foram apreendidos, e os infratores presos e multados em R$ 2,3 mil cada.

Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo e liberados após pagamento de fiança. Caso sejam condenados pelo crime de pesca predatória, com prisão em flagrante, a pena pode chegar a três anos de reclusão.