A tropa está vacinada? Saiba tudo sobre a imunização das forças de segurança de MS

Sem obrigatoriedade da vacinação, há militares circulando pelas cidades sem imunização

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
CMO informou que somente os voluntários estão sendo vacinados
CMO informou que somente os voluntários estão sendo vacinados

A vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul ganhou destaque nacional tanto pela agilidade da distribuição quanto na eficiência da aplicação das doses do imunizante. Apesar disso, não há obrigatoriedade nacional para imunização e nas forças de segurança e salamento do Estado, também não é exigido que o militar esteja vacinado para trabalhar.

Um dos problemas apontados por infectologistas diante da não obrigatoriedade na vacinação é que o contingente de militares não vacinados trabalhando nas ruas acaba oferecendo riscos de contágio entre os próprios colegas de profissão e a população em geral. Apesar das forças de segurança e salvamento serem incluídos como prioridade, ainda há quem resista, mesmo após números de óbitos e leitos terem diminuído drasticamente em Mato Grosso do Sul.

O Jornal Midiamax entrou em contato com o CMO (Comando Militar do Oeste), PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMMS (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros, para saber a quantidade de agentes que foram vacinados contra o coronavírus.

Segundo informações repassadas pela PRF, no total, foram vacinados 10.308 PRFs com as 2 doses da vacina e com a dose única, o que representa 95% do efetivo. A corporação informou, ainda, que não houve obrigatoriedade nenhuma nesta vacinação e que não há qualquer tipo de sanção ou punição para quem não se vacinou.

Já o CMO informou que somente os militares voluntários estão sendo vacinados e que não existe punição para quem não foi vacinado. A porcentagem de vacinação depende de cada Organização Militar e os números não foram revelados para reportagem. 

A PMMS, por sua vez, informou que não há nenhum tipo de estatística. E que não tem punição, pois não existe a obrigatoriedade da vacina na corporação.

No Corpo de Bombeiros, a vacina foi oferecida a todos os bombeiros militares e aproximadamente 96% da tropa foi vacinada. Não houve a obrigatoriedade para vacinação e também não há nenhum tipo de punição para quem não quis se vacinar.

Até a publicação deste texto, não houve retorno da Polícia Civil e da Guarda Municipal sobre porcentagem da tropa vacinada.

Covid-19

Em Mato Grosso do Sul, foram aplicadas 4.032.529 doses, o que representa um percentual da população com esquema vacinal completo de 64,51%. Com a primeira dose e dose única foram 2.189.028 pessoas vacinadas, com a segunda dose um total de 1.577.291.

Em 24h, foram registrados 150 novos casos de Covid no boletim epidemiológico desta sexta-feira (29). Estado já registrou 9.642 e 376.413 casos confirmados. São 45 leitos ocupados.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados