Equipe de Trânsito de Aquidauana aumenta fiscalização de caminhão com altura excedida nesta quarta-feira (10). Veículos com altura acima do regulamentado em lei por vezes causam transtornos à vida da população além de danos aos patrimônios públicos e privados. A resolução 210/06 do estabelece as dimensões dos veículos que transitam em via pública e por conta desta legislação vigente, a altura estabelecida para veículos de carga é de 4.40 m e carga viva de 4,70 m, baseado nisso, a rede elétrica, cabeamento de e demais fios que estão aéreos se localizam pouco acima dessa altura. Ocorre que muitos condutores exageram na carga e ultrapassam o que é regido por lei.

Nesse ínterim, a equipe de Policiamento e Fiscalização de Trânsito realiza diariamente diversas abordagens e medições com o objetivo de coibir essa prática tão danosa à vida das pessoas.

Ontem, por volta das 13h, a equipe PM em destaque foi empenhada para averiguar uma denúncia de um caminhão carregado de carvão que estava arrebentando fios por onde passava. Os militares encontraram o caminhão e realizaram a medição, contatando que ele estava com 5 m de altura, algo inaceitável para o tráfego em via pública. Diante do exposto, a equipe PM solicitou ao motorista do caminhão que realizasse o transbordo da carga excedente, ou seja, que transferisse a carga para outro veículo. Após isso, o condutor foi autuado pela conduta.

RESPONSABILIDADES

Os condutores que forem flagrados transitando em via pública com dimensões acima do permitido, cometem infração de natureza grave, valorada em R$195,23 e terão o veículo retido até a normalização da altura. Também responderão criminalmente caso venham a causar algum dano ao patrimônio público ou privado, não excluindo as sanções cíveis.