PM preso e algemado no dia da formatura tem liberdade concedida na Justiça
Nesta sexta-feira (19), foi deferida liminar em favor de Mc Arthur de Oliveira Franco, cadete da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) preso no dia 26 de fevereiro. Ele foi detido em flagrante durante a formatura, no evento da entrega do Espadim Tiradentes. Após negativa ao pedido de liberdade no último dia 15, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta sexta-feira (19), foi deferida liminar em favor de Mc Arthur de Oliveira Franco, cadete da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) preso no dia 26 de fevereiro. Ele foi detido em flagrante durante a formatura, no evento da entrega do Espadim Tiradentes.
Após negativa ao pedido de liberdade no último dia 15, a defesa recorreu em segundo grau e conseguiu habeas corpus. Conforme a decisão do desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva, a defesa alega constrangimento ilegal por parte do Conselho Permanente da Justiça Militar e ausência de requisitos que autorizam a manutenção da custódia cautelar.
Conforme a decisão, as condições pessoais do militar não são favoráveis, no entanto as sanções não comportam regime fechado, indicando que a prisão cautelar é desproporcional. O desembargador aponta que em análise superficial verifica-se a ausência dos requisitos legais e com isso revogou a prisão e concedeu liberdade provisória ao cadete.
Foram impostas as medidas cautelares de comparecimento mensal em juízo, comparecer a todos os atos processuais, não se ausentar da comarca sem autorização, recolhimento noturno, no máximo até as 20 horas, não frequentar bares ou restaurantes, nem locais com aglomeração de pessoas e nem ingerir bebida alcoólica e não se aproximar das testemunhas.
A decisão vale como alvará de soltura ao militar.
Prisão na formatura
Conforme o auto de prisão em flagrante, os cadetes se preparavam para o desfile por volta das 16 horas, quando ocorreu a discussão entre Franco e outro cadete. Houve agressão e Franco teria atingido o outro militar com um soco, sendo contido por outros cadetes que estavam no local, algemado e encaminhado para a Corregedoria.
Segundo a capitã responsável pela prisão, ela estava na academia da PMMS como comandante do pelotão de cadetes, quando foi procurada por Franco. Ele questionou sobre qual seria a posição dele no desfile e foi orientado a ficar em penúltimo na fila, na frente de outra cadete. No entanto, ele questionou se não deveria ficar em último.
Momentos depois, a capitã percebeu uma movimentação no mezanino e ao subir viu o cadete Mc Arthur agredindo outro cadete. Os militares tentavam conter a briga e o PM gritava ‘me solta’ e também chamava pelo pai. O PM que foi agredido com um soco deu a voz de prisão e, como estava agitado, o militar foi algemado e levado por equipe do Batalhão de Choque até a Corregedoria.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Para debater fogo no Pantanal, encontro reuniu moradores da região de Rio Negro, produtores rurais e entidades
A partir do encontro, espera-se estabelecer um conjunto de ações contra grandes incêndios na região
Com Dia do Professor e feriado antecipado, Nioaque terá folga até terça-feira
Prefeitura de Nioaque transferiu o Dia do Servidor para segunda-feira e tornou o Dia do Professor um ponto facultativo. Assim, funcionalismo do município terá 5 dias de folga
Rodoviária de Campo Grande espera movimento de mais de 17 mil pessoas durante o feriadão
Ainda, é esperado um movimento 5% maior em relação ao ano passado
Confira: Associação reprova 18 marcas de creatina em teste de qualidade
De 88 marcas testadas, 59 obtiveram resultado positivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.