Segundo informações da ministra da Justiça do , publicadas pelo La Nacion, Cecilia Pérez, a porta de entrada da ‘Ndrangheta’ é o PCC (Primeiro Comando da Capital). Segundo ela, o grupo italiano estaria iniciando suas ações no campo da lavagem de dinheiro, além de atividades especializadas no tráfico de drogas e outras práticas criminosas.

A ministra explicou que as autoridades italianas estão em contato permanente com o serviço de segurança do governo paraguaio, a fim de coordenar as investigações sobre as ações do grupo, que possam resultar na prisão dos criminosos que já estariam agindo em nome da máfia calabresa.

Segundo a ministra paraguaia, o interesse do governo italiano nessa operação é muito grande, que eles chegaram a convidar autoridades de nosso país para encontros na Itália e em outros países europeus, a fim de traçar políticas comuns para enfrentar os novos tentáculos da ‘Ndrangheta’ na América do Sul.

De acordo com informações obtidas pelo Ministério da Justiça do Paraguai, já existem evidencias comprovadas da ação conjunta do PCC com a máfia calabresa em relação ao envio de grandes carregamentos de cocaína que estão sendo enviados do Paraguai para a Europa e que estaria sendo gerenciados pela ‘Ndrangheta’.

Durante o encontro realizado em Ciudade Del Este, o comando tripartite autorizou a participação do nos procedimentos que serão encaminhados para enfrentamento do problema. Além disso, outra medida adotada foi a criação de um centro de fusão de informações na tríplice fronteira entre Paraguai, Brasil e .

O objetivo, no entendimento da ministra paraguaia é ter uma estrutura física e jurídica que sirva para uma melhor análise dos dados e, consequentemente, uma maior eficácia contra o crime organizado.

Recentemente uma operação desencadeada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) interceptou uma carga de cocaína que seria enviada para a Europa. Há informações de que as pessoas presas com estariam a serviço do PCC e também da máfia calabresa.

Encontro realizado em Ciudade Del Este reuniu representantes dos três países, que discutiram a presença da máfia calabresa na América do Sul