Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (8) pela Polícia Civil através da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) a Operação Resguardo contra a violência contra a mulher. 26 Estados são alvo da operação.

A ação é coordenada pelo e , por meio da Secretaria de Operações Integradas e acontece nos 26 Estados e no Distrito Federal. Serão feitas verificações sobre o cumprimento de medidas protetivas e checagem de denúncias de violência contra a mulher, cumprimentos de mandados de prisão e mandado de busca e apreensão domiciliar

Não há informações sobre o número de mandados que serão cumpridos em e nos outros municípios do Estado.

Violência contra a mulher

Desde o começo do ano até agora já foram registrados 243 boletins de ocorrência de . Em todo o Estado foram cerca de 929 casos de violência doméstica registrados.

Denuncie!

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, para que as mulheres vítimas de violência não fiquem sozinhas, mesmo em tempos de pandemia.

Funcionam na Casa da Mulher Brasileira uma Delegacia Especializada; a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.

Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 -, é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados, já que a violência contra a mulher no Brasil é um problema sério no país.