A do Brasil abriu procedimento para apurar as responsabilidades e causas do acidente que matou sete pessoas na última sexta-feira (15), quando uma embarcação virou no Rio em Corumbá a 444 quilômetros de Campo Grande. 

Na nota enviada, a Marinha relata que a CFPN (Capitania Fluvial do Pantanal), já intimou o representante dos proprietários da embarcação para a tomada de providências, como também, retirada do casco do barco do rio. 

Ainda a nota traz, “As causas e responsabilidades do acidente, sob o ponto de vista da Autoridade Marítima, serão apuradas por meio de Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), a ser conduzido pela CFPN”.

Naufrágio x resgate

O corpo de Fernando Rodrigues Leão de 44 anos estava preso na embarcação e foi a última vítima a ser resgata neste domingo (17), pelos bombeiros. No barco estavam 21 pessoas e sete delas morreram.

Quatro dos sete ocupantes da embarcação que desapareceram após naufrágio na última sexta-feira (15) eram da mesma família. Geraldo Alves de Souza, Olímpio Alves de Souza, Fernando Gomes de Oliveira, Thiago Souza Gomes pescavam em Corumbá quando a tragédia aconteceu. Um amigo da família, Fernando Rodrigues Leão também estava a bordo e faleceu.

Todas às cinco vítimas são de Rio Verde (GO) e estavam em Corumbá para pescar. A Prefeitura de Rio Verde decretou luto oficial de três dias por conta do ocorrido. Os corpos dos irmãos Geraldo Alves de Souza, de 78 anos, e Olímpio Alves de Souza, de 71; Fernando Gomes de Oliveira, de 49 anos e o filho dele, Thiago Souza Gomes, de 18 anos, foram transportados por aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) até Goiás. 

O acidente aconteceu devido à chuva e fortes ventos que chegaram a 64 Km/h em Corumbá. O acidente ocorreu na região do Tagiloma, distante 5 km de Porto Geral. Um vídeo mostra pessoas em cima do casco da embarcação logo após o naufrágio.

Confira a nota na íntegra:

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, informa que as buscas às vítimas do naufrágio ocorrido na tarde do dia 15, a cerca de 5 km do Porto Geral de Corumbá-MS, foram encerradas na tarde de hoje. Do total de 21 pessoas que estavam na embarcação na hora do acidente, 14 foram resgatadas e sete foram encontradas em óbito. 

Equipes da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros Militar de atuaram em conjunto do início ao fim dos trabalhos de buscas. O casco da embarcação naufragada foi corretamente iluminado, a fim de garantir a segurança da navegação, e foram instaladas barreiras de contenção para prevenção à poluição hídrica.

O proprietário da embarcação naufragada é o responsável pela retirada do casco da embarcação do local em que se encontra. Nesse sentido, a CFPN já intimou o representante dos proprietários para a tomada de providências. As causas e responsabilidades do acidente, sob o ponto de vista da Autoridade Marítima, serão apuradas por meio de Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), a ser conduzido pela CFPN. A MB ressalta a disponibilidade do número 185 para emergências fluviais, inclusive denúncias.