Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça mantém condenação a ex-marinheiro acusado de furtar comida de paiol

O STM (Superior Tribunal Militar) negou recurso de apelação e manteve a sentença de um ex-marinho condenado a dois anos de prisão, em regime aberto, pelo furto de alimentos do paiol da Marinha do Brasil em Ladário, a 426 quilômetros de Campo Grande. Além dele, foram condenados também um ex-cabo, um ex-fuzileiro naval e mais […]
Arquivo -

O STM (Superior Tribunal Militar) negou recurso de apelação e manteve a sentença de um ex-marinho condenado a dois anos de , em regime aberto, pelo furto de alimentos do paiol da Marinha do Brasil em , a 426 quilômetros de . Além dele, foram condenados também um ex-cabo, um ex-fuzileiro naval e mais um marinheiro.

A defesa apelou pedindo reforma da sentença de absolvição do réu por falta de provas, alegando ausência de conduta dolosa ou culposa. Além disso, afirmou que a condenação está fundamentada apenas em informações colhidas na fase investigatória,  “uma vez que os elementos obtidos durante a instrução probatória, a prova oral e os depoimentos dos acusados levariam à improcedência dos fatos”.

Contudo, o ministro José Coelho Ferreira, relator do processo, negou o pedido. “Presente o elemento subjetivo do tipo para a configuração do crime de -furto, consistente na vontade livre e consciente de inverter, em caráter definitivo, a posse do bem de propriedade da administração militar, valendo-se de suas qualidades de militar, configurando o crime de peculato-furto”, disse em sua decisão. 

Furto 

Consta na do Ministério Público que no dia 12 de maio de 2019, o então cabo e o então fuzileiro naval retiraram comidas do paiol e colocaram em um Fiat Uno que pertence a um dos marinheiros e estava no Hospital Naval de Ladário. O segundo marinheiro era responsável pelo armazém.

Ele teria autorizado a entrada dos demais no local. No entanto, um cabo que estava nas proximidades desconfiou da movimentação e acionou o oficial de serviço. Dois superiores foram ao local, constataram os fatos e impediram que os alimentos fossem levados do Complexo Naval.

O fuzileiro, quando questionado, negou os fatos inicialmente, mas acabou confessando e detalhou como se deu a participação dos demais. Eles foram alvos de inquérito, denunciados e se tornaram réus em processo por peculato e furto. Em junho do ano passado foram levados a julgamento.

O cabo e os dois marinheiros foram condenados a dois anos de prisão em regime aberto, tendo a execução da pena suspensa por três anos e garantido o direito de recorrer em liberdade. O fuzileiro foi condenado a um ano de prisão, teve a execução da pena suspensa por dois anos e também recorre em liberdade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

EUA: Trump anuncia tarifas de 30% sobre produtos do México e da União Europeia

Mediante conflitos, 96 pesquisadores brasileiros desistem de doutorado sanduíche nos Estados Unidos

Palmeiras terá maratona com jogos a cada três dias

Everton Boi: conheça o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira assassinado em MT

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Do ‘Pare’ ao quebra-molas: como solicitar sinalização de trânsito em bairros de Campo Grande?

Últimas Notícias

Política

‘Lambe bota de norte-americano’ x ‘Viva Trump’: campo-grandenses dividem opiniões após tarifaço dos EUA

Entre críticas e elogios, a medida do presidente dos Estados Unidos contra a economia brasileira provocou reações

MidiaMAIS

Olha o arraiá: Festas julinas agitam Campo Grande neste fim de semana; confira a lista

Campo Grande tem mais de 50 festas julinas programadas neste fim de semana

Trânsito

Motociclista fica ferido após acidente com caminhonete na MS-345

Vítima disse aos policiais que o motorista da caminhonete fugiu após o acidente

Famosos

Duda Nagle assume namoro e ganha benção de Sabrina Sato: ‘Viva o amor’

Duda Nagle deu uma nova chance ao amor e assumiu o namoro com a nutricionista Mariane Heller; Sabrina Sato aprovou o novo relacionamento do ex