Nesta quarta-feira (4), o ex-guarda municipal Valtenir Pereira da Silva foi pronunciado pelo feminicídio da ex-namorada Maxelline Santos, de 28 anos, e o homicídio do amigo Steferson Batista de Souza. Ele também é acusado de tentar matar a namorada de Steferson, que ficou gravemente ferida no dia. O crime aconteceu em 29 de fevereiro de 2020.

A sentença é do juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri. Conforme a decisão, Valtenir foi pronunciado pelo homicídio qualificado pela violência doméstica – feminicídio -, por motivo torpe e também em descumprimento de medida protetiva de urgência, crimes cometidos contra Maxelline.

Ele também será julgado pelo homicídio qualificado pelo motivo fútil, contra Steferson, e tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e por recurso que dificultou a defesa da vítima, contra a namorada de Steferson. Também foi mantida a prisão preventiva de Valtenir, “por ainda estarem presentes os fundamentos que autorizam a sua custódia cautelar neste momento”.

Relembre o caso

Naquele dia 29 de fevereiro, a vítima Maxelline estava na casa de Steferson e da namorada, onde participava de um churrasco. Em determinado momento, Valtenir chegou e os dois começaram a conversar do lado de fora. A princípio as investigações apontaram que ele não aceitava o término do relacionamento e tentava reatar.

Além disso, a vítima teria tentado dar outras chances a Valtenir, mas por conta de agressões solicitou medida protetiva contra ele. Mesmo assim, naquela noite os dois acabaram discutindo, quando Valtenir tentou tirar a vítima do local. Neste momento, a amiga de Maxelline tentou ajudá-la.

Conforme aponta a denúncia do (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Maxelline entrou na frente para proteger a amiga, que correu para dentro da casa. Mesmo assim Valtenir atirou, atingindo a amiga da ex-namorada nas costas. Em seguida Steferson saiu para ver o que estava acontecendo e também foi atingido por um tiro no tórax.

Maxelline foi atingida em seguida por um tiro na cabeça. Ela e o amigo morreram no local, já a terceira vítima foi socorrida e se recuperou do ferimento. Valtenir ainda fugiu naquele dia e permaneceu escondido. Equipes policiais fizeram ações, inclusive com helicóptero na tentativa de localizar o acusado, que acabou preso no dia 6 de março.