Pular para o conteúdo
Polícia

Juiz mantém denúncia contra ex-PM acusado de chefiar cigarreiros na fronteira de MS

Fábio Costa, que cumpre pena em Mossoró (RN), foi alvo de 3 operações de combate ao contrabando de cigarros em MS.
Arquivo -

A 1ª Vara Federal de –a 364 km de Campo Grande– negou pedido ao ex-policial militar Fábio Costa para oferecer absolvição sumária em uma das denúncias às quais ele responde como suposto líder de esquema de contrabando de cigarros.

A decisão foi publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da . Fábio, também conhecido como “Japonês” ou “Pingo” foi alvo das Operações Marco 334, de 2011 –que lhe rendeu a expulsão da PMMS–, Nepsis (2016) e Teçá (2019), como líder em esquemas para contrabando de cigarros.

Ele foi preso em 11 de outubro de 2020 em sua residência, em Salto del Guairá (Paraguai), escondido em um local acessível por uma churrasqueira. Dali, o Ministério Público Federal afirma que ele se desenhou como proeminente liderança entre cigarreiros.

Atualmente, Costa está no Presídio Federal de Mossoró (RN). Ele teve negado pedido para retirar o caso da Justiça Federal, pois ambicionava sua transferência para a penitenciária estadual de Foz do Iguaçu (PR).

Sua defesa, em resposta à acusação, não conseguiu sustentar hipóteses de absolvição sumária no processo decorrente da Teçá, não havendo causas para excluir a prática delitiva. O magistrado também considerou que a denúncia atende às exigências do Código do Processo Penal, sendo mantido o recebimento da denúncia.

A Justiça Federal de Naviraí também aguarda resposta a ofício quanto a sua possível transferência –ele solicitou cumprir pena em Catanduvas (PR), mais próximo de sua família.

Além das respostas a Costa, o juiz determinou que a defesa de Fabiano Signori, o “Toro”, apontado como gerente de quadrilhas de cigarreiros na , apresente resposta à acusação. Ele foi apontado como “braço direito” de Pingo, atuando como responsável por olheiros, motoristas e batedores e pelo pagamento de propina a autoridades cooptadas para o esquema.

A ação segue em relação a ambos porque os outros denunciados –Carlos Alexandre Goveia, Anderson Carlos , Anderson Cândido Gomes de Andrade, Hemerson Lopes da Costa, Sidney dos Santos e Jhonatan Rafael da Silva Porto– respondem a acusações em separado ou são considerados foragidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Aposentos de Papa Francisco são selados no Vaticano

Era do último Papa? Entenda profecia de São Malaquias e relação com próximo conclave

Chuvas intensas impactam procura por pesqueiros durante ‘feriadão’ de Páscoa em Campo Grande

Idoso é encontrado morto em plantação de milho no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

POLÍCIA CIVIL

Donos de comércio encontram homem sem vida ao abrirem o estabelecimento em MS

Últimas Notícias

Política

Lula diz que Papa foi o ‘mais brasileiro dos argentinos’ e planeja viagem a Roma para velório

Data da viagem ainda não foi definida, pois, segundo informações de interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, depende do protocolo do Vaticano

Polícia

Homem negocia com suposta garota de programa e é ameaçado em nome do PCC

Vítima alega que não chegou a marcar programa, mas logo depois, passou a receber cobrança via Whatsapp de número desconhecida, por pessoa que alega ser membro de facção

Esportes

“Imparável”: Confederação Brasileira exalta atleta campo-grandense classificada para o Mundial

Nesta segunda-feira (21), atleta avançou para as quartas de final da etapa do Circuito Nacional Sub-19 ao lado da também sul-mato-grossense Danny Caputo

Polícia

Polícia Ambiental mantém buscas por caseiro atacado por onça no Pantanal

O sobrevoo foi suspenso e deve retornar nesta terça-feira