A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta quinta-feira (6) Operação Grão Branco contra quadrilha do tráfico de cocaína. Ao todo são cumpridos 110 mandados em nove estados brasileiros, sendo que três são cumpridos em Mato Grosso do Sul.

No Estado, as cidades alvos da operação são Campo Grande e Corumbá. A Justiça Federal determinou a busca e apreensão de 10 aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas. Também são alvos dos mandados Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

As investigações tiveram início em janeiro de 2019, quando a Polícia Federal e o Gefron (Grupo Especial de Fronteira) de Mato Grosso, apreenderam 495 quilos de cocaína no município de Nova Lacerda, em Mato Grosso. Foram feitos mais de 10 flagrantes com apreensão de aproximadamente 4 toneladas de cocaína, aeronaves e veículos utilizados no transporte e a prisão de mais de 20 pessoas envolvidas com o crime

O líder da organização criminosa, já condenado por tráfico de drogas estava foragido da Justiça e controlava toda a logística do transporte da droga a partir de uma mansão em um condomínio de luxo em Santa Cruz de La Sierra – Bolívia, desde a saída da droga daquele país por meio de aeronaves, até o recebimento dela em pistas clandestinas no Brasil, o carregamento em carretas e a entrega em grandes centros do Brasil.

Em 2020, por meio da cooperação internacional com a Polícia Boliviana, o líder foi expulso do país e entregue as autoridades brasileiras, iniciando o cumprimento da pena do crime. Seus familiares e outros integrantes da organização criminosa continuaram a comandar a logística de transporte da droga.

Além da atuação da Polícia Federal, foi necessário o apoio da Força Aérea Brasileira, GEFRON/MT, PRF, PC/MT, PM/MT, PM/MS e PM/SP.