Familiares de um idoso de 75 anos que faleceu devido a covid-19 questionam sobre o sumiço da aliança de ouro de casamento do paciente que faleceu no Hospital Regional em . Sem querer se identificar, uma filha do aposentado enviou um documento em que questiona o desaparecimento da aliança junto a ouvidoria do hospital.

De acordo com a família, o aposentado foi internado no dia 11 de setembro do ano passado, no quarto andar, para tratar da covid-19. No dia 17 do mesmo mês, ele foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e veio a falecer no dia 27 de setembro. Ainda segundo a família, ainda quando estava no quarto andar, o idoso estava com a aliança, como mostra uma foto do dia 15 do mês.

Ainda segundo o questionamento da família, um filho do aposentado foi ao hospital para pegar os pertences do pai. Ainda segundo o questionamento feito à ouvidoria, consta que ele recebeu uma embalagem lacrada e foi até a casa de sua mãe, viúva do aposentado. Lá eles abriram a embalagem, porém, a aliança de 18 quilates, com o nome da esposa em seu interior não estava entre os objetos devolvidos.

Foi então feito contato com o setor social do hospital e, a assistente orientou que procurassem a ouvidoria. “Diante dos fatos narrados, solicito a vossa senhoria providências visando a restituição do bem, que, apesar do baixo valor pecuniário, é de grande valor sentimental para a nossa família, principalmente por termos perdido nosso pai”, consta no questionamento enviado à assessoria do hospital.

A filha do aposentado disse que pelo fato de ainda não terem nenhuma resposta por parte do hospital, irão procurar o MPE (Ministério Público Estadual) e a Polícia Civil.

“Sensação de tristeza, de impotência, de injustiça, de desrespeito, de desumanidade. É triste imaginar alguém furtando um objeto que acreditaram ser de valor financeiro de um idoso debilitado que estava totalmente sob os cuidados e dependência daqueles profissionais que ali estavam. Meu Pai nunca quis tirar a aliança do dedo, nem para aumentar de tamanho por não se sentir a vontade sem ela, por achar q se tirasse ia se desrespeitoso ao amor e ao matrimônio com a mãe. Agora imaginar alguém roubando parte da história deles e ainda saber que com certeza ele estava contrariado em ter que tirar dói muito. Não vamos permitir que a memória do meu pai ser desrespeitada dessa forma, isso é monstruoso”, disse a filha do aposentado.

“Em relação a aliança, minha mãe disse que queria muito que encontrasse para ter com ela essa linda lembrança do casamento deles, quer fazer o colar pra andar com ela no pescoço e se sentir inseparáveis”, diz. A reportagem entrou em contato com o hospital e aguarda retorno.