Jhonny de Souza da Mota, 25 anos, e Diego Laertes Vieira Vasconcelos, 23 anos, foram denunciados pelo homicídio do jovem Rhennan Matheus de Oliveira Tosi, de 19 anos. O crime acontece em 30 de outubro, no estacionamento do Aquário do Pantanal, nos altos da , em Campo Grande.

Relatório do inquérito policial foi encaminhado ao Judiciário no dia 10 de novembro e, no dia 12, a denúncia foi apresentada pelo (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), por meio da promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani. Conforme a peça, o crime foi praticado por motivo fútil.

A denúncia aponta que Rhennan estava nos altos da Afonso Pena com amigos, quando Jhonny e Diego chegaram, sendo que o segundo já estava armado. Em determinado momento, um conhecido em comum dos autores e vítima chegou e o para-choque do veículo caiu. Rhennan pegou o objeto e acabou esbarrando em Diego.

Diego já se aborreceu e foi tirar satisfação, mas o amigo em comum o acalmou, dizendo que a vítima era uma pessoa de bem. Depois, Rhennan pegou uma cadeira e começou a imitar um rapaz, conhecido dos autores, que fazia manobras com a motocicleta, ‘zerinhos'. A brincadeira inclusive foi filmada e divulgada.

Desta vez, foi Jhonny quem se incomodou com o rapaz e chamou Rhennan para brigar, conforme aponta o MPMS. No entanto, a vítima se negou e voltou para o grupo de amigos. Jhonny então foi até Diego, pediu a arma de fogo e, sem dizer nada, atirou e matou Rhennan, fugindo em seguida com o comparsa.

Após denúncia anônima sobre o paradeiro da dupla, os rapazes foram presos pelo homicídio e porte ilegal da arma de fogo. O MPMS denunciou Diego pelo homicídio e porte ilegal e Jhonny por homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa do crime.

Brincadeira filmada

Vídeos que circularam na mostram Rhennan dando ‘zerinho' com uma cadeira enquanto um motociclista realiza de fato a manobra, como se estivesse brincando. Nas imagens, é possível ver que o homem chega a avançar com a moto para cima de Rhennan, depois que a vítima fez a simulação.

A pessoa que filma questiona se o motociclista ficou bravo com a brincadeira do rapaz. Jhonny foi preso no bairro Chácara Cachoeira, na manhã seguinte ao crime. O carro usado na fuga, uma Saveiro, também foi apreendido pelos policiais.