Dourados já registra 20,6 casos/mês de violência contra mulheres
Em oito meses, Guarda Municipal já totalizou 165 atendimentos de ocorrências
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Guarda Municipal de Dourados já registrou 165 ocorrências para verificação de violência contra mulher somente este ano. O número corresponde a 69,3% do total registrado em todo o ano de 2020. Enquanto no ano passado foram, em média, 19,8 ocorrências por mês, neste ano o número registrado foi de 20,6 casos.
De acordo com a comandante da GMD, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, apesar de todo trabalho de conscientização, as ocorrências seguem em uma crescente. “No balanço de atendimentos, nossa maior ocorrência está na averiguação dos casos de violência doméstica, que até o momento somam 73 registros, mas apenas 56% desses casos se convertem em boletim de ocorrência, cerca de 41”, contou.
Outro ponto em que foi registrado um aumento está no descumprimento de medidas restritivas. Em 2021, a GMD realizou 15 verificações, das quais 10 resultaram em boletim de ocorrência. Já em 2020, o número de verificações foi maior, 21, das quais 10 resultaram em Boletim de Ocorrência.
A Prefeitura de Dourados, através da RedeCor (Rede de Coordenadorias), tem acompanhado as ações para reforçar o mês do Agosto Lilás, que reforça a importância do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mariana Rocha, destaca que o intuito é levar informação para mulheres que podem estar vivendo esta realidade hoje.
“Nós realizamos ações no centro e temos atuado com a rede de funcionários da educação. Nós queremos ampliar os lugares em que a mulher pode se sentir segura para falar sobre estes casos e, caso haja denúncias através dos alunos, eles já estarão preparados para conversar e ajudar no encaminhamento necessário”, pontuou Mariana.
A campanha “Agosto Lilás” teve início em 2016 e, desde então, é um alicerce no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Inicialmente, o objetivo foi intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Notícias mais lidas agora
- Vítima da ‘golpista do bocão’ em MS gasta mais de R$ 20 mil para retirar PMMA da boca
- Noite atípica: 4 policiais tiveram que atender mais de 30 flagrantes de violência doméstica na Deam
- Ex que matou mulher e atual namorado já foi preso por tentar matar homem esfaqueado durante pescaria
- Mesmo com regras, caminhões arrastando fios de energia expõem falhas na fiscalização
Últimas Notícias
Empresário confirmou delação contra policiais oito dias antes de morte
O secretário não quis informar quantos policiais exatamente estão sendo investigados
Adriane Lopes assina decreto que institui o Habite-se Declaratório no Município
Ato acontecerá às 09h no Plenarinho do Gabinete da Prefeita
Mega da Virada vai pagar R$ 600 milhões; apostas já estão abertas
O sorteio será realizado no dia 31 de dezembro
Três que sequestraram bancários em Campo Grande são condenados a oito anos de prisão cada
O gerente foi obrigado a gravar um vídeo dizendo que estava autorizando a entrega de um cartão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.