Desde o começo da em 2020 cerca de 300 policiais civis já foram infectados em , sendo que 10 já perderam a vida por causa do coronavírus, segundo presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Giancarlo Côrrea Miranda.

De acordo com Giancarlo cerca de 300 policiais civis já foram contaminados pela desde que a pandemia se alastrou pelo país. Ao todo são 2.100 policiais civis em Mato Grosso do Sul. Ainda de acordo com Giancarlo, o sindicato está cobrando um calendário de vacinação para os policiais.

Em junho de 2020, o policial civil Waldir Rojas, de 52 anos foi a primeira vítima de coronavírus em Ponta Porã, cidade de Mato Grosso do Sul que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Ele ficou internado por duas semanas e morreu na noite do dia 11 de junho. Waldir prestava serviços na Segunda Delegacia de Ponta Porã e faleceu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional de José de Simone, em Ponta Porã. O policial tinha sido afastado das funções assim que apresentou os primeiros sintomas e com o agravamento do quadro de saúde precisou ser internado e depois intubado.

Já em dezembro de 2020, o investigador de polícia judiciária Guilherme de Souza Venâncio, de 38 anos, morreu no dia 29, na cidade de Três Lagoas. O policial era lotado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da cidade. Guilherme estava na Polícia Civil desde 2006.

Calendário de vacinação segurança pública

Mato Grosso do Sul recebe um novo lote de vacinas contra o coronavírus e quer iniciar a imunização dos profissionais da segurança pública. A informação foi divulgada durante live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta segunda-feira (29) e o objetivo é iniciar a vacinação das forças de segurança ainda nesta semana, no início de abril.

O secretário Geraldo Resende anunciou que já na próxima remessa de vacinas, os profissionais da segurança pública começarão a ser imunizados. Resende citou que o Estado deve vacinar os profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e PF (Polícia Federal).