Contra , roubos e furtos em , a de Mato Grosso do Sul deflagrou, nesta terça-feira (12), a Operação Opus, que envolve todo o Comando de Policiamento Metropolitano e Unidades Especializadas, como , Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Batalhão de e Esquadrão de Cavalaria. A ação também conta com o apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Os dados são produzidos com base nos Boletins de Ocorrência, registrados pela população, além da coleta de informações das Agências Locais de Inteligência Policial. As forças policiais atuarão de forma integrada, na execução de abordagens, na modalidade batida policial, em pontos e horários estratégicos. Todas as macrorregiões serão percorridas, em ações rápidas, utilizando o fator surpresa, ou seja, a abordagem de forma inesperada.

A operação contará também com a utilização de drones e cães farejadores do Batalhão de Polícia Militar de Choque, com foco principal na inibição do consumo e tráfico de entorpecentes. A utilização do cão policial potencializa a ação, já que o animal é capaz de detectar micropartículas do material ilícito, em locais inesperados e de difícil acesso ao ser humano.

As Unidades Escola da Polícia Militar – de Polícia Militar e Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças, também serão empregadas. Os alunos terão a oportunidade de utilizarem as técnicas ensinadas durante o curso, aperfeiçoando o conhecimento em ações reais.

A Operação “Opus” será dividida em fases e avaliada semanalmente, para decidirem os novos passos conforme o resultado obtido na semana anterior. A dinâmica vai variar de acordo com a evolução da mancha criminal e o policiamento empregado conforme a necessidade e particularidades de cada ponto da Capital.