Comemorando 31 anos de criação, guardas são homenageados e recebem medalha em Campo Grande
Medalha José Antônio Pereira foi criada por Decreto Municipal, sendo a mais alta comenda da GCM
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Há 31 anos atuando em Campo Grande, a Guarda Civil Metropolitana e autoridades das forças de segurança receberam, nesta terça-feira (10), a Outorga da Medalha “José Antônio Pereira”, como um reconhecimento ao trabalho prestado na Capital. O evento de entrega aconteceu no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
“A homenagem também é em alusão ao aniversário de Campo Grande e a medalha não é só entregue aos guardas, mas também às forças policiais que contribuem em ações conjuntas e somam com o nosso trabalho”, disse o secretário da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), Valério Azambuja.
Chefe da região bandeira, Wesley Guterrez atua desde 2009 na GCM e afirma que o reconhecimento é fruto de um trabalho em conjunto. “Para mim é um momento de alegria, um reconhecimento do serviço prestado. A gente vê isso no dia a dia, quando a gente é acionado, quando os moradores pedem postos da guarda. Temos ganhado nosso espaço e a confiança da população”, afirmou.
A guarda Tatiana da Silva Lima, gerente da Patrulha Maria da Penha, também foi uma das homenageadas. “A gente trabalha em um ambiente muito masculino, então essa medalha não é só da Tatiana, é para todas as guardas da corporação. É uma honra recebê-la”, comemorou.
Histórico da Medalha
Em 10 de agosto de 1990 foi criada a GCM pela Lei Municipal nº 2.749, para ser a guardiã dos munícipes e do patrimônio público de Campo Grande – MS, estando presente em diversos postos de serviços, trabalhando diuturnamente. Ofertando segurança e qualidade de vida aos cidadãos da Capital do Estado de Mato Grosso do Sul.
Inicialmente a GCM, ficou vinculada à Secretaria de Administração, passando posteriormente para a Secretaria de Governo no ano de 2012. Em 8 de dezembro de 2014, foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública pela Lei Municipal nº 5.413, passando a GCM a compor sua estrutura básica.
A Medalha José Antônio Pereira foi criada pelo Decreto Municipal nº 12.696, de 5 de agosto de 2015, sendo a mais alta comenda da GCM. A medalha é destinada a homenagear e reconhecer relevantes serviços ou apoios prestados à GCM de Campo Grande, por personalidades civis e militares e ainda pelos GCMs que se destaquem pelas ações benéficas à população campo-grandense.
A Medalha leva o nome do fundador da cidade de Campo Grande, que nasceu em pleno sertão, por iniciativa do espírito arrojado e do pioneirismo de José Antônio Pereira, que teve a coragem de desbravar esta rica terra sul-mato-grossense e transformá-la em uma das mais belas capitais do país.
Notícias mais lidas agora
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
- Jovem é atropelada e morre ao ser arrastada por 40 metros na BR-163 em MS
- Dono de conveniência famosa na Calógeras é preso por vender mercadoria furtada a partir de golpe
- Bebê de dois meses morre vítima de Covid-19 em Campo Grande
Últimas Notícias
Acadêmicos inscritos no Enade já podem consultar local de prova
Prova do Enade será aplicada no dia 24 de novembro, nas 27 unidades da Federação
Sem energia, comerciantes relatam preocupação após caminhão-cegonha derrubar fiação
Equipes da concessionária de energia estão no local para reestabelecer o fornecimento
Suspeito de matar mototaxista para roubar moto em Ladário é preso em Corumbá
Na fuga após o crime, o autor abandonou a moto e atirou na direção das pessoas que o seguiam
Cuba: furacão Rafael derruba rede elétrica da ilha
A magnitude do impacto permaneceu incerta nas primeiras horas do dia, mas meteorologistas alertaram que o furacão Rafael poderia trazer tempestades, ventos e inundações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.