Um homem, de 39 anos, foi preso após se recusar a ficar de máscara dentro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e agredir um agente da GCM (Guarda Civil Metropolitana) na noite desta quarta-feira (3). 

Mesmo tendo acabado de fazer teste que deu positivo para a covid-19, ele se recusou a colocar a máscara de proteção e disse que só sairia do local, após o médico dar uma declaração de que ele estava com covid-19.

O agente da GCM então foi acionado por duas assistentes sociais, a respeito do autor não querer colocar a máscara, mesmo tendo acabado de testar positivo para a covid-19. 

Consta no registro policial que o GCM foi conversar com o homem e pediu para ele colocar a máscara. O autor se recusou e exigiu que o médico desse a declaração. Ele então ficou alterado e agrediu o agente com socos e chutes dentro da unidade de saúde.

O guarda sofreu um hematoma no pescoço e teve parte da sua farda rasgada. A GPI (Grupo de Pronta Intervenção) da GCM foi acionada, prendeu o homem e o levou à delegacia. O caso foi registrado como desacato e lesão corporal dolosa na Depac Centro. O uso de máscara ainda é obrigatório em Campo Grande.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), irá anunciar, na tarde de quinta-feira (4), os índices da covid para liberar o uso de máscaras em locais abertos no município.

O anúncio deve acontecer após reunião com o (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Defensoria Pública, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), técnicos da Fiocruz, da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fecomércio (Federação do Comércio de MS), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial), Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), técnicos da prefeitura e diretores dos maiores hospitais de Campo Grande.

Nesta quarta-feira (3), o Governo do Estado informou em decreto que o uso da máscara ao ar livre não é obrigatório em Mato Grosso do Sul.