Realizada no Agosto Lilás, mês de repressão aos crimes de violência doméstica, a Operação Vênus prendeu quatro pessoas nesta quinta-feira (5) e será realizada durante todo o mês. São aproximadamente 20 mandados de prisão no total, a serem cumpridos pela (Delegacia Especializada de Proteção à Mulher).

Conforme a delegada titular da Deam, Elaine Benicasa, só no primeiro dia de operação foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e também mandados por sentença condenatória. Foram presos três homens e uma mulher, sendo ela detida pelo descumprimento de medida protetiva contra ex-namorada.

Delegada Elaine (Foto: Danielle Errobidarte)

Os outros três mandados foram por crimes de ameaça e vias de fato, o segundo por ameaça e o último por lesão corporal. Também de acordo com Benicasa, serão aproximadamente 20 mandados de prisão cumpridos durante todo o mês. Também devem ser cumpridos mandados de busca e apreensão.

Conforme a delegada, são denúncias feitas por vítimas de violência doméstica, que sabem que o companheiro guarda arma ilegalmente em casa. Os mandados devem ser cumpridos durante o mês e podem resultar em prisões em flagrante. Também foi ressaltado o projeto Sinal Vermelho, aquele em que vítimas de violência se identificam com um X vermelho na palma da mão.

O projeto visa ajudar vítimas da violência psicológica, agora também enquadrada nos casos de violência doméstica.