Na manhã desta quinta-feira (12), agentes da Senad fazem buscas em propriedades da família Morinigo, em Ciudad del Este. São três mandados de busca, que estão sendo cumpridos, em dois terrenos e uma casa, avaliados em cerca de U$S 350 mil dólares, ou R$ 1.850 milhões.
Segundo informações da polícia paraguaia, a intervenção visa que o estado paraguaio se aproprie de bens forjados e móveis por meio da lavagem de ativos do narcotráfico pertencentes a membros identificados do Clã Morínigo.
Nesta quarta-feira (11), uma fase da Operação Status foi deflagrada contra os colaboradores do clã. Pelo menos sete propriedades em Pedro Juan Caballero, que fica na fronteira com Ponta Porã, e outras três localizadas na zona rural de Amambay estão em intervenção. A inteligência da Senad vem realizando o monitoramento investigativo de toda a organização que envolve o esquema básico do tráfico internacional de drogas, uma rede de empresas ativada para facilitar a lavagem de dinheiro e um patrimônio multimilionário que foi forjado graças ao lucro gerado pelo tráfico internacional de drogas.
Ostentação
Vídeos divulgados pela Polícia Federal, feitos durante a Operação Status, mostraram como a família Morinigo ostentava alto padrão de vida com o dinheiro criminoso. Na propriedade localizada na região da Chapada dos Guimarães, a família chegou a realizar uma festa com show particular de dupla sertaneja famosa nacionalmente em 2017.
Os vídeos foram gravados durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na propriedade, que fica no Lago do Manso, em Cuiabá (MT). Ainda nas imagens, é possível ver a acomodação com padrão de um resort, com salão de festas, cozinha de padrão industrial, academia completa.
Também foram encontrados em uma garagem mini buggys, lanchas e jet skis. Além disso, em uma das lojas de revenda de carros de fachada em Cuiabá, foram apreendidos um Porsche e uma Lamborghini avaliados em mais de R$ 2 milhões.