Jovem de 27 anos procurou a Polícia Civil na tarde desta terça-feira (29), em Campo Grande, depois de cair no golpe da falsa atualização de cadastro e perder R$ 1.200. A vítima só foi enganada porque estava falando do telefone da empresa em que trabalha e temia perder o emprego caso não pagasse o valor pedido.

Consta no boletim de ocorrência que no último dia 18, o rapaz estava no local de trabalho quando recebeu ligação pelo número da empresa de uma pessoa que se passava como representante de uma outra empresa, especializada na publicação de dados em catálogos e listas telefônicas.

O indivíduo solicitou uma atualização de cadastro e, logo em seguida, recebeu via a cópia de um contrato com os dados da empresa. Neste momento, o golpista disse que o rapaz deveria assinar, fotografar e enviar de volta como forma de consolidar a atualização.

Ele seguiu todas as orientações dos desconhecidos. Porém, na segunda-feira (28), recebeu um novo telefonema da mesma empresa, alegando que havia um boleto de R$ 1.200, referente à atualização, vencido. Caso não fosse pago dentro do prazo, haveria risco de protesto.

Temendo problemas com seus superiores, o rapaz pagou o valor e recebeu uma cópia de cancelamento do contrato. Porém, mais tarde voltou a receber uma ligação de outra pessoa que se passava pela mesma empresa. No entanto, constatando se tratar de golpe, não atendeu e procurou a polícia.