A hidrelétrica Ponte de Pedra, localizada na divisa do Mato Grosso e do , emitiu nota a respeito da redução da vazão Rio Correntes nesta segunda-feira (17), nos municípios de e Itiquira (MT).

Em nota, a usina informa que houve um desligamento intempestivo, não previsto, da usina por volta das 11 horas (horário de Brasília) desta segunda-feira (17), que causou a redução da vazão do rio na região de Sonora e Itiquira (MT). A companhia também informou em nota, que em nenhum momento a vazão sanitária foi interrompida.

Vídeo gravado nesta segunda-feira (17), por ribeirinhos mostra peixes agonizando até a morte no assoreado Rio Correntes, em Sonora, a 364 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com moradores, os danos ambientais são causados pela usina hidrelétrica, que teria fechado as comportas. Com isso, o nível do rio caiu drasticamente, inclusive secando em alguns pontos, causando a morte de peixes. O Ibama informou que está ciente da situação e enviou uma equipe ao local.

O curto período em que o rio ficou sem o grande fluxo de água na última segunda foi o principal fator para que cerca de 40 quilos de peixe, da espécie curimbatá, morressem assoreado.

Leia a nota:

A Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, localizada na divisa do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul,  informa a ocorrência de um desligamento intempestivo, não previsto, da usina por volta das 11 horas (horário de Brasília) desta segunda-feira (17/8), que causou a redução da vazão vazante do rio Correntes na região dos municípios de Sonora (MS) e Itiquira (MT). A companhia esclarece que em nenhum momento a vazão sanitária foi interrompida, vazão mínima adequada para o rio, e que não houve o secamento do rio Correntes.

 Imediatamente, as equipes da usina trabalharam para restituir a vazão do rio Correntes, sendo normalizada a situação e consequentemente a geração de energia. Com a situação já normalizada, a empresa está levantando mais informações para entender os motivos da ocorrência. O Ibama foi informado imediatamente sobre o incidente, assim como as prefeituras e secretarias de de Sonora (MS) e Itiquira (MT).  O órgão ambiental realizou vistoria técnica no empreendimento nesta terça, 18/08.

Veja vídeo abaixo: