Pular para o conteúdo
Polícia

Policiais corruptos e autoridades paraguaias podem estar implicados na execução de Leo Veras

A investigação de laços entre policiais corruptos, autoridades judiciais paraguaias e o narcotráfico na região norte do Paraguai é apontada como principal motivação para a execução do jornalista brasileiro Leo Veras, 52 anos, na noite desta quarta-feira (13), em Pedro Juan Caballero, na divisa com a cidade sul-mato-grossense de Ponta Porã. O Governo do Paraguai […]
Arquivo -
Jornalista foi assassinado com 12 tiros (Marcos Morandi
Jornalista foi assassinado com 12 tiros (Marcos Morandi

A investigação de laços entre policiais corruptos, autoridades judiciais paraguaias e o narcotráfico na região norte do é apontada como principal motivação para a execução do jornalista brasileiro Leo Veras, 52 anos, na noite desta quarta-feira (13), em , na divisa com a cidade sul-mato-grossense de .

O Governo do Paraguai anunciou que 4 promotores de Justiça de Assunção devem chegar ainda nesta quinta-feira (13) para acompanhar as investigações.

Leo Veras, que colaborava com diversos jornais paraguaios e brasileiros, como o Jornal Midiamax, foi morto com pelo menos 12 tiros na casa dele, em um bairro de Pedro Juan Caballero, enquanto jantava com a família. Familiares do jornalista, que é velado do lado paraguaio, mas será sepultado no Brasil, temem pela segurança.

Entre os jornalistas colegas de Leo Veras, o clima também é de tensão e medo. Uma reunião entre os profissionais brasileiros e paraguaios estava sendo cogitada para pedir aos promotores mais segurança para os jornalistas que cobrem a fronteira, mas como o clima ainda é de muita desconfiança, a reunião e o pedido foram cancelados.

A polícia paraguaia declarou na manhã desta quinta (13), que já teria informações dos suspeitos pelo assassinato, que estaria ligado as matérias publicadas por Leo Veras que denunciavam o crime organizado na fronteira. Mas, especulações são de que o crime seria por conta de investigações feitas pelo jornalista sobre a corrupção dentro da polícia paraguaia.

Uma das filhas do jornalista contou ao Jornal Midiamax que há tempos o pai vinha recebendo várias ameaças, mas que ele não se preocupava acreditando que nada iria acontecer com ele. “Ele achava que por que conhecia muita gente, nada aconteceria com ele”, disse a jovem.

Agora, a família do jornalista está com medo e apreensiva, já que os autores ainda não foram presos. Muitos amigos e policiais foram até o velório de Leo para prestar suas últimas homenagens. A polícia disse ainda que não sabia que o jornalista estava sendo ameaçado. Ele tinha proteção policial, que foi retirada há oito anos. Não se sabe os motivos para a proteção do jornalista ter sido retirada.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, o jornalista pediu para que sua morte não fosse tão violenta, “por que aqui se um quer te matar, ele vem na sua porta, manda você abrir e te dá um tiro”, disse no vídeo.

Leo foi atingido por 12 tiros, sendo que um foi na cabeça pelas costas quando ele já estava caído no chão, o que demonstra que o jornalista tentou fugir dos pistoleiros. Todos os tiros foram disparados pelas costas de Leo, que chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu e morreu.

Os três pistoleiros encapuzados estavam em um Jeep Grand Cherokee. Nos últimos dias, Léo Veras concedeu entrevista à emissora Record no programa Domingo Espetacular, em uma matéria especial sobre respeito do tráfico de drogas e violência na fronteira.

O corpo do jornalista está sendo velado no Parque das Primaveras, em Pedro Juan Caballero e o sepultamento deve acontecer na manhã de sexta-feira (14).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TCE-MS acata recurso e aprova, com ressalvas, contas do ex-prefeito de Japorã

Entregador

Entregador tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

VÍDEO: Carro afunda no Rio Paraguai e bombeiros realizam buscas

sol seco tempo

Pele, mucosas e respiração: campo-grandenses já relatam efeitos da estiagem na saúde

Notícias mais lidas agora

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Entregador tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Quer aprender a dançar? UFMS abre vagas para aulas de dança de salão

Últimas Notícias

MidiaMAIS

João Gomes dorme em aeroporto e se prepara para show em Campo Grande: ‘Vamo ali’

Cantor do ritmo do piseiro e do forró de vaquejada irá subir ao palco no Parque das Nações Indígenas

Cotidiano

Pesquisa do Procon-MS registra leve queda na gasolina e alta no diesel em Campo Grande

Os dados comparam os preços de julho em relação a junho

Cotidiano

Viu o Toni? Spitz Alemão desaparece e tutora oferece R$ 1 mil de recompensa

O cãozinho desapareceu neste sábado, na região do bairro Marcos Roberto, em Campo Grande

Cotidiano

Prefeitura oferta cursos de tecnologia e uso de Inteligência Artificial a partir desta segunda-feira

Os interessados devem realizar a inscrição pela plataforma de cursos da Sejuv