O do Paraguai determinou a mudança do diretor da Penitenciária Regional de  , na com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (1). Os motivos não foram divulgados, mas ocorreu de depois que foram divulgadas as fotos de um presidiário consumido bebida alcoólica e postando nas redes sociais de dentro da cela.

Víctor Hugo García Medina foi quem viralizou as fotos de seus privilégios dentro da prisão. Ele havia “escapado” ao ser levado ao Palácio da Justiça para depor, foi recapturado no Brasil e após 22 dias em liberdade condicional foi preso novamente por participar de um assalto na região de Bella Vista Norte.

O inspetor penitenciário Domingo Antonio Bazán estava no cargo desde de que aconteceu a fuga em massa de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) que estavam detidos no presídio. Em seu lugar foi nomeado Antonio Amarilla, que ultimamente ocupava o cargo de diretor da Penitenciária Regional de Concepción.

Recentemente a Polícia Nacional Paraguaia impediu um plano de fuga na penitenciária após descobriu um túnel por onde mais de 100 detentos planejavam fugir. Durante as fiscalizações no presídio também foi encontrada até uma mesa de sinuca.