Após uma denúncia, a PMA (Polícia Militar Ambiental) flagrou, na tarde deste sábado (29), uma residência que servia como criadouro para galos de briga, no Jardim Tarumã, em . Cerca de 72 galos machucados estavam presos em gaiolas.

Segundo a polícia, o local não funcionava como espaço para apostas, comuns nesse tipo de rinha, porém, a residência era destinada para a finalidade de comercializar. O homem, de 46 anos, informou que treinava os animais para serem vendidos em Corumbá e até mesmo na Bolívia.

Além disso, os animais estavam presos em gaiolas de madeira e algumas de ferro com espaço apertados, sendo que em alguns, os galos não se movimentavam direito, não tinham luz do sol e circulação inadequada.

Ainda de acordo com a PMA, diversos galos apresentavam ferimentos na crista e peito, outros estavam mutilados, com as esporas cortadas. Os animais foram resgatados e as gaiolas apreendidas.

O infrator foi conduzido para delegacia e responderá por maus-tratos, com pena prevista de três meses a um ano de detenção e por manter animal silvestre em cativeiro, cuja pena prevista é de seis meses a um ano de detenção, e multado em R$ 36 mil.