Pular para o conteúdo
Polícia

Pela internet, duas mulheres conseguiram medidas protetivas da Justiça

Duas mulheres já conseguiram medidas protetivas em Campo Grande, utilizando a nova ferramenta on-line do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O projeto “Protetivas On-line” foi criado para auxiliar aquelas vítimas que não podem se deslocar até a delegacia, principalmente no período de pandemia. Os pedidos dessas primeiras mulheres foram concedidos em […]
Arquivo -

Duas mulheres já conseguiram medidas protetivas em , utilizando a nova ferramenta on-line do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O projeto “Protetivas On-line” foi criado para auxiliar aquelas vítimas que não podem se deslocar até a delegacia, principalmente no período de .

Os pedidos dessas primeiras mulheres foram concedidos em menos de 24 horas – o prazo é de 48 horas -, após preencherem formulário completo, anexando documentos e detalhes de como estavam se sentindo.

Fatores importantes, de acordo com a juíza Jacqueline Machado, titular da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. “O que é muito bom, pois é a voz da mulher, colocando inclusive quais são seus medos e receios”, destacou a juíza, idealizadora do “Protetivas On-line”.

Além disso, as vítimas anexaram documentos que comprovavam aquilo que estavam contando, o que tornou muito fácil para analisar e identificar a necessidade de uma e proferir a decisão. As duas medidas trataram de proibição de aproximação e de contato dos agressores com as vítimas.

Nesta quarta-feira (15) outras três novas solicitações chegaram via Protetivas On-line. Vale destacar que, se a mulher tem condições, o ideal é que ela vá pessoalmente até a Casa da Mulher Brasileira, até mesmo para que tenha o atendimento de todos os serviços que lá estão disponíveis.

Como solicitar

Para fazer o pedido, basta acessar o site do Tribunal de Justiça (www.tjms.jus.br), e, na página inicial, na parte “Serviços Online” clicar em “Protetivas On-line”, que é o último serviço listado. Um detalhe para quem acessar o site pelo celular: nesse caso, a versão mobile da página do TJ apresenta uma versão bastante resumida, e, ao clicar no link “versão clássica”, uma nova janela se abrirá com a versão completa da página inicial.

Ao acessar o serviço, a vítima deve criar um login (ex: nome, sobrenome), inserir uma senha de 8 dígitos e informar um e-mail. Ao completar este cadastro inicial, abrirá uma próxima página onde a vítima deverá informar seus dados pessoais e os dados do suposto agressor, respondendo algumas perguntas importantes para que a juíza possa analisar o pedido. A vítima poderá também contar como o fato aconteceu.

Caso queira, no final do questionário é possível anexar fotos ou documentos. Por fim, ao clicar no botão azul onde está escrito “criar”, a medida protetiva será enviada para análise. O pedido será analisado em até 48 horas. Mas, se for uma urgência, ligue para o 190.

O Protetivas On-line é uma proposta idealizada pela juíza Jacqueline Machado, da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campo Grande, que é a primeira Vara de Medidas Protetivas no país, e desenvolvida pelas equipes da Coordenadoria Estadual da Mulher, sob a coordenação da juíza Helena Alice Machado Coelho, e da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano