Pular para o conteúdo
Polícia

Para evitar golpe, Facebook emite alerta em conversas com desconhecidos no Messenger

O Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, passa a emitir alerta de segurança para proteger usuários adultos de golpes e menores de idade de ‘interações inapropriadas’. Em Mato Grosso do Sul, especialmente idosos têm sido enganados por desconhecidos que usam a rede social para se aproximar e enganá-los em busca de dinheiro. Por isso, a […]
Arquivo -

O Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, passa a emitir alerta de segurança para proteger usuários adultos de golpes e menores de idade de ‘interações inapropriadas’. Em Mato Grosso do Sul, especialmente idosos têm sido enganados por desconhecidos que usam a para se aproximar e enganá-los em busca de dinheiro.

Por isso, a partir de agora, quando você interage com alguém que tem pouco ou nenhum contato, o sistema pergunta se você realmente conhece esta pessoa. “Golpes geralmente começam como mensagens de estranhos.Tome cuidados com pedidos de dinheiro e nunca envie pagamentos para alguém que você não conhece”, diz a notificação.

Se alguém lhe pedir dinheiro, o Facebook irá informar que você pode estar sendo vítima de e vai sugerir ações. Caso esteja conversando com alguém parecido com algum de seus contatos, também haverá alerta, para evitar a ação de impostores. Também haverá bloqueio de mensagens inadequadas entre menores e adultos.

Casos em MS

Em , cidade a 135 quilômetros de , um carpinteiro perdeu mais de R4 3 mil depois de se apaixonar por uma militar das dos Estados Unidos, no ano passado. Ele teria conhecido a mulher pelo Facebook e transferiu dinheiro para que ela pudesse vir para o Brasil, mas descobriu que estava sendo enganado por estelionatários.

A vítima relatou que conheceu a suposta militar em um grupo e passaram a conversar. Ela dizia que gostaria de visitá-lo, mas que precisava de dinheiro para viagem e outras despesas. O carpinteiro acreditou na conversa, foi seduzido e enviou dinheiro a ela. Mas ela sempre pedia mais. Ao relatar os fatos para conhecidos, ele foi alertado que era um golpe.

No começo de 2020 uma idosa de 60 anos procurou a delegacia de Costa Rica, a 384 quilômetros da Capital, depois de cair em um golpe e perder R$ 180 mil para um estelionatário.

Segundo o boletim de ocorrência, a idosa contou na delegacia que conheceu um homem pelo Facebook, em março de 2018, quando começaram a trocar mensagens e passaram a ter um relacionamento amoroso, sendo que o autor constantemente pedia dinheiro a idosa falando que viria para o Brasil morar com ela.

O estelionatário disse que morava na França e que mandaria malas de dinheiro para a idosa. Mas, só após 10 meses percebeu que havia caído em um golpe, onde perdeu o valor de R$ 180 mil e resolveu procurar a delegacia para registrar a ocorrência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

‘Para lá, eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Volume de chuva em Campo Grande fica 41% abaixo da média histórica

Últimas Notícias

Polícia

Familiares e amigos se reúnem em oração por jovem internado na Santa Casa após ataque de pit bulls

O rapaz está precisando de doações de sangue com urgência

Famosos

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Justiça determinou também a guarda e pensão dos três filhos do casal

Política

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

Comunidades pantaneiras ainda querem debater com a ministra Marina Silva sobre pesca, incêndios florestais e unidades de conservação

Brasil

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Contestações podem ser realizadas até 14 de novembro