Pular para o conteúdo
Polícia

Operação contra o PCC no país cumpriu 23 mandados em três cidades de MS

A segunda fase da Operação Flashback realizada nesta terça-feira (28) em 11 estados brasileiros, cumpriu mandados em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Ao todo foram 23 mandados cumpridos em Mato Grosso do Sul, dos quais 19 eram contra pessoas que já estavam presas. A ação teve um total de 216 mandados expedidos, entre busca […]
Arquivo -

A segunda fase da Operação Flashback realizada nesta terça-feira (28) em 11 estados brasileiros, cumpriu mandados em , Dourados e Três Lagoas. Ao todo foram 23 mandados cumpridos em , dos quais 19 eram contra pessoas que já estavam presas.

A ação teve um total de 216 mandados expedidos, entre busca e apreensão e prisão. Além disso, a operação foi o resultado de 8 meses de investigação a partir de provas obtidas após a primeira fase, realizada em novembro de 2019. Também ocorreu uma união entre as forças policiais, tendo atuação de Polícia Civil, Militar, Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao ) e Polícia Federal.

Assim, conforme apontado em coletiva de imprensa pelo Gaeco de Alagoas nesta manhã, Mato Grosso do Sul é a base principal do PCC, o “estado principal na organização criminosa, com muitas lideranças”. O Midiamax apurou que 6 unidades prisionais foram alvos da operação.

Além disso, também foram cumpridos mandados contra outras 4 pessoas que não estavam presas, dentre elas um homem que cumpria regime domiciliar em Dourados. Até o momento não há um balanço geral da operação, já que ainda são cumpridos mandados.

Atuação feminina na facção

Também durante a coletiva, foi apontado que as mulheres passaram a integrar cargos de liderança e de execução no PCC. Tudo isso foi detalhado, uma vez que inicialmente a facção criminosa era formada apenas por homens. Porém, com a prisão desses integrantes, eles passaram a confiar cargos a pessoas em quem podiam contar, especialmente as esposas e companheiras.

Operação contra o PCC no país cumpriu 23 mandados em três cidades de MS
Ação atua contra o PCC (Foto: MPCE)

Foi assim que surgiu o núcleo feminino do PCC. Para o Gaeco, um núcleo que atua em harmonia com o núcleo masculino, mas sem que um interfira no outro. Também nas investigações, durante quatro meses de escuta telefônica, foram identificados 4 tribunais do crime com ordens de execução.

Destes, 3 foram consumados, com morte dos ‘julgados’, e um foi registrado como uma tentativa de execução. Ainda segundo os levantamentos, as mulheres mostraram ter perfil violento igual ao dos homens da facção, inclusive para tarefas de execução nos tribunais do crime. Também as que possuem função de ‘disciplina’, conduzem normalmente os rituais, condenando ou absolvendo os condenados pelo PCC.

Por fim, os números indicam que houve um aumento de 557% no número de mulheres alvos da operação nesta segunda fase, sendo que na primeira apenas 7.

Operação Flashback II

Nesta segunda fase da Operação Flashback, os mandados são cumpridos em Mato Grosso do Sul, além de Ceará, Alagoas, , Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, e Minas Gerais. A operação nacional teve o apoio da 17ª Vara Criminal de Maceió, que deferiu a expedição de todos os mandados judiciais.

Ao todo, são 216 mandados de busca e apreensão e de prisão, distribuídos em 71 municípios. O propósito é desarticular a nova composição da facção que tem base no Mato Grosso do Sul, de onde saem as ordens de ‘justiçamento’ para todo o Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vander pec

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

Últimas Notícias

Polícia

Assassinato do jornalista Léo Veras na fronteira de MS é denunciado por organização internacional

O jornalista foi morto na frente da família há cinco e a Forbidden Stories diz que impunidade é causada pela ‘Lei do silêncio’ na Fronteira

Política

Deputado Luiz Ovando diz que Brasil ser tarifado em 50% por Trump é uma ‘Bravata’

Parlamentar lamenta que decisão do presidente americano terá 'impacto social e econômico profundo'

Polícia

Trio suspeito de cometer furtos em comércios de Sidrolândia é preso pela Polícia Militar

Os militares ainda conseguiram recuperar vários objetos furtados pelos criminosos

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto