Golpista tem se passado por mulheres profissionais da saúde para entrar em contato com conhecidos por meio do WhatsApp. Uma das vítimas, uma pediatra que não quis se identificar, teve fotos retiradas do Instagram e a mãe chegou a conversar com o suspeito.

A médica explicou tudo ocorreu na tarde desta terça-feira (04). A mãe dela recebeu uma mensagem de um número desconhecido, mas que estava com uma foto da filha no perfil. Sem desconfiar, a mulher passou a conversar com a pessoa e a chamou de filha.

O golpista então passou a tratar a mulher como ‘mãe’, perguntou se ela estava em casa e pediu um favor. No entanto, a mãe da médica desconfiou e bloqueou o contato. Ao perceber que havia sido descoberto, o golpista também mudou a foto e começou a se passar por outra pessoa.

“Meu marido adicionou o contato e viu que a foto agora é de uma mulher de jaleco, provavelmente profissional da saúde também”, pontuou a médica. O caso deixa em alerta usuários das redes sociais. A pediatra disse que vai procurar a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência.

A suspeita é de que o golpista tentou se passar como conhecido para pedir dinheiro, como têm sido comum nos casos de clonagem de WhatsApp. A vitima também não sabe como ele teve acesso ao contato da mãe dela.

Golpista 'rouba' fotos de médica no Instagram e se passa por ela no WhatsApp
Conversa com golpista com mãe da vítima. Foto: Reprodução

Alerta

A Polícia Civil emitiu alerta de que estelionatários estão conseguindo a foto de perfil do WhatsApp das vítimas sem precisar assumir o controle do aplicativo. Deste modo, utilizando-se de outro número com a foto do perfil do alvo, estão enviando mensagem para os contatos das vítimas, dizendo que precisam fazer um pagamento, mas que o limite excedeu.

Eles pedem para a pessoa fazer a transferência de determinada quantia para terceiros, falando que no outro dia fará a devolução do dinheiro. E assim que a pessoa transfere o dinheiro e tenta falar com o golpista ele agradece e já bloqueia.

“Orientação: Se receber mensagens desse tipo, de quem quer que seja, primeiro liga para seu contato e confirma. Não faça nenhuma transferência sem ter confirmação de que se trata mesmo do seu contato. E caso seja vítima, procure uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência de Estelionato e Falsidade ideológica”, recomenda a polícia.