‘Estupro culposo’? Delegada vê ginástica jurídica para absolver e juíza fala em limite ético da defesa em caso polêmico
‘Estupro culposo’ foi um termo que viralizou nas redes sociais e rodas de conversas depois da absolvição de André Aranha pela denúncia de estupro contra a modelo Mariana Ferrer, que foi humilhada durante julgamento na 3ª Vara Criminal de Florianópolis. No entanto, para quem leu a sentença de 52 páginas, o juiz absolve o empresário […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
‘Estupro culposo’ foi um termo que viralizou nas redes sociais e rodas de conversas depois da absolvição de André Aranha pela denúncia de estupro contra a modelo Mariana Ferrer, que foi humilhada durante julgamento na 3ª Vara Criminal de Florianópolis. No entanto, para quem leu a sentença de 52 páginas, o juiz absolve o empresário do crime por falta de provas. Não ficou comprovada a vulnerabilidade da vítima.
Em todo o caso, é a palavra de uma mulher que diz ter sido estuprada por um desconhecido, sem propósito aparente nenhum de difamá-lo, que busca por Justiça e é alvo de uma série de julgamentos na audiência vazada por reportagens. Apesar do termo ‘estupro culposo’ não ter sido usado, o que fica é a indignação da sociedade na falta de peso da palavra da mulher, que causou revolta.
Especialistas de MS
‘Ginástica jurídica’ é o que a delegada Bárbara Camargo da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento Móvel de Urgência) vê para absolver o empresário. Em um vídeo, a delegada explica que no começo do processo contra Aranha, ele havia sido denunciado por estupro de vulnerável, que é um crime praticado contra menores de 14 anos, com pessoas com alguma deficiência ou doença ou ainda contra quem não tem capacidade de oferecer oposição ao ato naquele momento, que seria o caso da modelo, já que ela teria sido dopada.
Mas, no transcorrer do caso foi pedida a absolvição por ‘erro de tipo’, que segundo a delegada, a defesa alegou que André não teria como saber que Mariana estava dopada, e como no ordenamento jurídico não existe estupro culposo, o empresário teve de ser absolvido, mas para Bárbara fica muito claro que na realidade o que aconteceu foi uma manobra para a absolvição, “foi uma ginástica jurídica para absolver um homem pelo crime de gênero praticado contra uma mulher”, disse.
A presidente do Fonavid (Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) Jaqueline Machado disse ao Jornal Midiamax que desde a criação do fórum em 2009 vem sendo pedido a capacitação de operadores do direito para que entendam as desigualdades entre homens e mulheres dentro da sociedade que patriarcal, sexista e racista. “Precisamos entender que todas as instituições representam o que há na sociedade’, disse a magistrada. Ainda foi citado o ‘limite ético’ dentro da defesa de uma pessoa.
No caso da modelo, ela é atacada pelo advogado do empresário que usa fotos publicitárias de Mariana na tentativa de desqualificá-la, além de fazer ofensas a vítima fazendo julgamento sobre possíveis comportamentos dela chegando a dizer que ‘nunca teria uma filha como ela’.
Imagens do trecho da audiência vieram a público nesta terça-feira (3) e chocaram que assistiu as imagens, na tratativa da defesa de Aranha contra a modelo. No vídeo, o advogado diz “graças a Deus” não ter uma filha do “nível” da modelo. “E também peço a Deus que meu filho não encontre uma mulher como você”, continua. “A verdade é essa, não é? Não é seu ganha pão a desgraça dos outros. Manipular essa história de virgem”, diante de promotor e juiz calados e da protagonista em prantos.
“Excelentíssimo, eu tô implorando por respeito, nem os acusados de assassinato são tratados do jeito que estou sendo tratada, pelo amor de Deus, gente. O que é isso? ”, diz Mariana Ferrer no vídeo aos prantos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.