Durante todo o ano de 2020, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e ao Turista) recebeu 400 denúncias de maus tratos a animais na Capital. Desses, 25 resultaram em morte de cães ou gatos. Com a proximidade dos recessos de , a delegacia lançou a campanha Dezembro Verde, para conscientização em semáforos de avenidas da Capital na manhã desta quinta-feira (10).

Segundo dados da delegacia, foram 178 boletins de ocorrência registrados e 111 investigações levadas a diante. Conforme o delegado Maércio Alves Barbosa, os crimes continuaram mesmo após promulgação da Lei 14.064/2020, que aumentou a pena de crimes de maus tratos contra de 2 a 5 anos de prisão. “Foram mais 10 inquéritos após a o aumento da pena. Das 400 denúncias, a maioria eram de gatos”, relata.

A campanha leva em consideração o aumento do número de abandonos nos meses de novembro a fevereiro, quando geralmente as famílias estão em ou recesso, e costumam viajar. Entretanto, muitos acabam abandonando seus animais nas ruas ou em estradas vicinais. Além da divulgação nas redes sociais, a Decat fará conscientização na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 13 de Maio, nesta quinta (10), das 8h às 10h.

Serão entregues calendários e chaveiros alusivos à campanha, e balões verdes para crianças, visando despertar o cuidado ainda na infância. Voluntários também podem se no projeto Decat em Ação, iniciado há três meses, com o objetivo de conseguir lar temporário a animais atendidos pela delegacia.