Por meio de um relatório, a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) afirmou que intensificará as ações de segurança em locais públicos e privados de , em apoio ao decreto municipal que lista medidas de enfrentamento ao Covid-19, o novo coronavírus. A principal medida é para que a população evite aglomerações e faça isolamento social.

Conforme o relatório, será intensificado trabalho preventivo nos postos de saúde, também os locais onde são realizados eventos com mais de 20 pessoas, o que está proibido conforme confirmou o prefeito Marquinhos Trad (PSDB), nesta quinta-feira (19). A determinação para esse limite de pessoas atende a orientação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Sem aglomerações

A prefeitura já havia reduzido a permissão do máximo em aglomerações a cem pessoas, baixando para 50 e agora limitando a 20 indivíduos. “Estamos publicando um decreto acolhendo o parecer ministerial para reduzir esse grupo de aglomeração em igrejas, independente do credo, ou em festas ou em eventos, para 20 pessoas, ficando proibido neste local que dentre as 20 tenhamos um ao menos de 60 anos de idade”, informou.

Após recomendar o fechamento de shoppings, a prefeitura informou que agora irá se tratar de determinação o fechamento dos estabelecimentos, por colocarem em risco a saúde pública. O prefeito elogiou a atitude do Camelódromo, que por conta própria suspendeu as atividades por 15 dias. “A partir de agora, também nesse decreto, estamos determinando o fechamento de todos os shoppings da nossa cidade”, informou.

A nova atualização do boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (19), mostrou um aumento de dois novos casos do Covid-19, em Mato Grosso do Sul. Nesta quarta (18), eram 7 casos e agora, são 9 casos confirmados.