A Operação Raízes, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (07) resultou na apreensão de R$ 8 mil, 1.400 bolivianos e documentos de estrangeiros como Registro Nacional Migratório, certidões de nascimento e carteiras de identidades. Os policiais recolheram ainda celulares e mídias com informações que possam ajudar nas investigações do esquema que permitia que acesso benefícios sociais como SUS e Bolsa Família.

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de , nas cidades de Corumbá e . Desde meados de 2019, o Núcleo de da Delegacia da PF constatou que vários estrangeiros, normalmente com auxílio de “despachantes de serviços migratórios”, formalizavam o pedido de autorização de residência utilizando declarações falsas.

As investigações apontaram que inúmeros estrangeiros fizeram uso de autorizações obtidas de maneira fraudulenta para conseguir a emissão do cartão do SUS e a concessão de benefícios como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família. Até o momento, foram encontradas ao menos 106 fraudes contra a União. Os investigados poderão responder pelos crimes de , estelionato contra a União, e uso de documento falso.