Sistema de vai fortalecer a segurança nos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul, que tem sido palcos de roubo a bancos, lotéricas e agências dos correios, crimes conhecidos como ‘novo cangaço’. Em Rio Verde, a conta com câmeras de segurança e já está em fase de implantação o monitoramento em Sonora e Pedro Gomes.

De acordo com a PM, em Rio Verde, o sistema foi implantado em outubro deste ano em parceria com o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), com câmeras em pontos estratégicos da cidade. 

Operado 24 horas por dia, o aparato já deu resultado no combate à criminalidade. Na manhã do dia 29 de outubro, houve roubo a uma e o suspeito fugiu de moto. Com o auxílio das câmeras, foi possível reconhecer o suspeito e as características da moto. Além disso, tem sido útil em ações preventivas.

Em Pedro Gomes  e Sonora, o Conseg iniciou a implementação.  O projeto visa contribuir com as atividades de policiamento ostensivo nas cidades, e também nas investigações de crimes.

A Polícia Militar dos municípios realizam o monitoramento por meio da operação das câmeras, o que contribui com a sensação de segurança da comunidade. Recentemente, foi recebido um repasse municipal ao Conseg que beneficiará o projeto com aquisição de materiais de suportes e mais câmeras, aumentando a área de monitoramento na cidade.